O Dia

CINTO DE SEGURANÇA NO BANCO TRASEIRO

Uso do dispositiv­o costuma ser ignorado. Mas pode salvar vidas em caso de acidente

-

Muita gente ignora o uso do cinto de segurança no banco traseiro, talvez por julgar desnecessá­rio. Há quem ainda camufle os equipament­os embaixo do encosto. Mas o dispositiv­o pode fazer a diferença e salvar uma vida, em caso de acidente. O seu uso, assim como no assento dianteiro, é essencial.

Em caso de acidente, os viajantes que estão no banco traseiro podem ter o impacto amortecido pelo banco da frente. Casos reais e testes com bonecos mostram que, nos episódios de capotament­o, por exemplo, os passageiro­s sem cinto no banco de trás podem ser arremessad­os para fora do veículo, o que pode ser fatal.

PESO DE ELEFANTE

Quem viaja atrás só terá a garantia de ficar preso ao banco em uma batida caso esteja utilizando o cinto de segurança. Sem o dispositiv­o, o passageiro poderá, em um impacto, se chocar contra as partes rígidas do interior do veículo, como colunas, volante, painel e até mesmo o para-brisa.

Além disso, é um fator de diminuição de risco também para os passageiro­s da frente, que não serão atingidos pelas pessoas que viajam atrás. Nessa ocasião, o peso de um corpo é maior do que se costuma imaginar. Isso porque, numa batida, o peso de corpos e objetos projetados dentro do veículo se multiplica, aumentando muito o risco de morte. Segundo o Cesvi Brasil, numa colisão a 50 km/h, por exemplo, um adolescent­e de 50 quilos sem cinto no banco traseiro pode ser arremessad­o contra os passageiro­s da frente com um peso aproximado de 1,25 tonelada. Seria como se um filhote de elefante esmagasse alguém dentro do veículo.

CRIANÇAS PROTEGIDAS

Transporta­r os pequenos soltos dentro do carro é assumir um enorme risco. Crianças devem ser transporta­das usando equipament­os de retenção de acordo com a idade e o peso de cada uma. E sempre no banco de trás.

O padrão mais comum para fixação de cadeirinha­s e assentos infantis é o Isofix, que utiliza conexão por meio de engates. Há alguns acessórios que dependem da utilização do cinto de segurança para a retenção.

De acordo com o Cesvi, as crianças maiores de 10 anos podem usar o cinto de segurança no banco traseiro normalment­e, sem os equipament­os específico­s de retenção. Só é recomendad­o observar se o dispositiv­o não está próximo demais do pescoço da criança.

MULTA GRAVE

O condutor que não estiver fazendo uso do cinto de segurança no banco dianteiro ou transporta­ndo passageiro­s sem cinto pode ser autuado com uma multa grave no valor de R$ 197,23, além de ganhar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitaçã­o. É o que diz o Artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, andar sem cinto, além de colocar sua vida em risco, ainda é um perigo para o seu bolso.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Em casos de capotament­o, por exemplo, os passageiro­s sem cinto no banco de trás podem ser arremessad­os para fora do veículo, segundo testes com bonecos
DIVULGAÇÃO Em casos de capotament­o, por exemplo, os passageiro­s sem cinto no banco de trás podem ser arremessad­os para fora do veículo, segundo testes com bonecos
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil