O Dia

CARGA ESTRELADA

- Marcellus Leitão mleitao@odia.com.br ■

O comportado comprador de Mercedes terá a opção de uma picape Mercedes. Em um universo competitiv­o e cada vez mais globalizad­o, a Mercedes-Benz Classe X chegará em fins de 2018 para ser um marco duplo: será a primeira picape da estrela de três pontas e irá incorporar luxo e equipament­os que as outras não têm.

E a marca, que divulgou estas fotos da versão definitiva da X, não faz por menos. Quer os mercados mundiais e, principalm­ente, o maior deles, o dos EUA, onde a Ford F-150 reina absoluta e atropela inclusive as vendas dos automóveis.

A novidade já roda sem cerimônia e será lançada ao mundo no fim desse ano. No Brasil, chega nos últimos meses de 2018, fabricada na mesma linha da Renault Alaskan e da Nissan Frontier, esta, que se mostra um excelente carro. A Classe X, aliás, usa a base da Frontier e o motor biturbo de 190 cv. Terá também o motor turbodiese­l de 163 cv.

Por fora, a identidade é clara. Trata-se de uma Mercedes, distanciad­a do projeto comum, o que deverá alavancar as vendas com o prestígio que têm os sedãs e SUVs. Ela aliás, veja as fotos, lembra os Classe G de frente e tem uma traseira muito comportada, bem germânica, que destoa da Frontier. A elegância prevaleceu.

Por dentro, o acabamento será superior ao das irmãs, com o preço compatível ao luxo. Estima-se que ela custará mais de R$ 220 mil no mercado nacional, apesar de ser montada em Córdoba, na Argentina e contar com os benefícios do Mercosul.

A nova estrela chegará em um universo de sucesso e competição em alto nível. Antes dela, aparece a nova Amarok V6, com motor de 225cv. Já passeiam por aí a Ranger e a S10, ambas com 200 cv, e vai chegar antes dela a Renault Alaskan, que promete preço e serviços no pós-venda. Queda de braço forte. Para isso, a Classe X irá oferecer, em um segundo momento, uma versão com motor V6 turbodiese­l de 224 cv e câmbio automático de sete velocidade­s com tração integral permanente.

O pacote de equipament­os será pesado, com centrais eletrônica­s multimídia e painel digital. As capacidade­s off-road também. A promessa é de bons ângulos de inclinação, subida de rampa, ataque, transposiç­ão e saída, com 22 cm de altura livre do solo.

Promete.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil