O Dia

Temerquers­elivrardeJ­anot

Presidente pede ao STF que procurador-geral seja afastado de casos que o envolvam

-

Adefesa do presidente Michel Temer quer que o procurador-geral Rodrigo Janot seja considerad­o suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para atuar nos processos do peemedebis­ta. O pedido vem no momento em que Janot se prepara para apresentar uma segunda denúncia contra Temer, dessa vez por obstrução de Justiça, baseada nas delações da JBS.

Segundo o advogado de Temer, Antônio Claudio Mariz de Oliveira, Janot deve ser impedido de atuar em casos que envolvam o presidente porque ele tem "obsessiva conduta persecutór­ia" contra seu cliente. "A motivação, tudo indica, é pessoal", acredita o criminalis­ta. "(Janot) parece se sentir incumbido de uma missão maior, que extravasar­ia suas funções protocolar­es, a autorizar o emprego de medidas não amparadas pelo ordenament­o legal", afirmou.

No pedido de suspeição, a defesa de Temer citou ainda a fala de Janot em um congresso de jornalista­s: “Enquanto houver bambu, lá vai flecha”.

“O importante é flechar. Parece pouco interessar ao procurador se o alvo a ser atingido, além da pessoa física de Michel Temer, é a instituiçã­o presidênci­a da República”, diz a petição.

O procurador-geral denunciou Temer ao STF por corrupção, porém, a Câmara não autorizou a abertura da ação penal. Com isso, a denúncia ficará suspensa até a saída do peemedebis­ta da presidênci­a.

Janot também tem sido alvo do ministro do STF Gilmar Mendes, que se encontrou com Temer na segunda-feira. No mesmo dia, ele chamou o procurador-geral de ‘mais desqualifi­cado da história’.

 ?? ALAN SANTOS/PR ?? Temer, entre Maia e Alckmin, em evento em São Paulo, ontem: no ataque
ALAN SANTOS/PR Temer, entre Maia e Alckmin, em evento em São Paulo, ontem: no ataque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil