O Dia

Jerry Lewis morre aos 91 anos

Ídolo americano de comédias e humor pastelão morreu em casa. Dedicou seis décadas à carreira e atuou em campanhas sobre distrofia muscular.

-

Acomédia perdeu seu rei. Aos 91 anos, morreu ontem Jerry Lewis, ídolo de gerações em todo o mundo. Segundo a família, ele faleceu de causas naturais, em casa, em Las Vegas. “Posso confirmar com tristeza que o mundo perdeu um dos seres humanos mais significat­ivos”, anunciou sua relações-públicas, Nancy Kane.

Um dos comediante­s mais populares do cinema, com intensa carreira que se estendeu por seis décadas, Lewis aperfeiçoo­u a interpreta­ção de palhaço irreverent­e, como no clássico ‘O Professor Aloprado’ (1963), e foi celebrado como escritor, ator e filantropo.

Lewis foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 1977, pelos esforços incansávei­s para promover a conscienti­zação sobre a distrofia muscular. Ao longo de 45 anos, arrecadou cerca de 2,45 bilhões de dólares no combate à doença com um evento anual na televisão, que inspirou o Teleton, do SBT.

Nascido em Newark, Nova Jersey, com o nome de Joseph Levitch, filho de um casal de artistas de Nova York, Lewis subiu aos palcos pela primeira vez aos 5 anos. Aos 20, compôs uma das duplas mais icônicas do cinema, com o sedutor Dean Martin. Os dois arrebatara­m multidões com tombos, trotes e água gaseificad­a. O primeiro dos 17 sucessos dos dois foi ‘Amiga da Onça’ (1949).

Entre outros filmes notáveis estão ‘Deu a louca no mundo’ (1959), ‘O Rei dos Mágicos’ (1958) e ‘Rir é Viver’ (1984). Ele também ganhou elogios por seu papel dramático em ‘O Rei da Comédia’(1983), de Martin Scorsese, com Robert De Niro.

Sua arrecadaçã­o em bilheteria­s totalizou impression­antes 800 milhões de dólares, uma vez que ingressos de cinema

Seja um sucesso. Marque pontos. Conquiste a audiência rindo e feliz. Este é o segredo” JERRY LEWIS

não custavam mais de 50 centavos de dólar no auge da popularida­de, nos anos 1960.

Nas últimas décadas, o comediante teve muitos problemas de saúde, mas estava determinad­o a trabalhar até quando fosse possível. Em 2011, chegou a participar da adaptação de ‘O Professor Aloprado’ para um musical da Broadway. “Tenho que terminar o que comecei”, disse Lewis ao Los Angeles Times em entrevista em 2010. “Quero fazer isto antes de partir”, concluiu.

O ator Jim Carrey referiu-se a Lewis como uma inspiração. “Foi um gênio inegável, uma bênção incomensur­ável, um comediante absoluto! O que sou devo a ele!”, tuitou.

Leandro Hassum, que tem um autógrafo de Lewis tatuado no braço, lamentou a morte do ídolo. “O céu está cada vez mais incrível”, postou no Twitter. Hassum contraceno­u com o veterano em ‘Até que a sorte nos separe 2’.

 ??  ?? 1926 2017
1926 2017
 ?? AFP/VALERY HACHE/15.05.09 ?? Jerry Lewis ganhou em 2009 o Oscar Humanitári­o pelos esforços no tratamento da distrofia muscular
AFP/VALERY HACHE/15.05.09 Jerry Lewis ganhou em 2009 o Oscar Humanitári­o pelos esforços no tratamento da distrofia muscular
 ?? AFP/Ron HAViV/15.05.88 ?? Com o também lendário Sammy Davis Jr, em tributo a Nancy Sinatra
AFP/Ron HAViV/15.05.88 Com o também lendário Sammy Davis Jr, em tributo a Nancy Sinatra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil