O Dia

Coreia do Norte lança novo míssil, que sobrevoa espaço aéreo do Japão

É o segundo ‘teste’ do governo norte-coreano desde sábado. Tóquio convoca reunião de emergência

-

Ea Ásia deu mais um passo em direção a uma guerra. A Coreia do Norte lançou ontem de noite, manhã de hoje na região, um míssil que sobrevoou o Japão. O Pentágono confirmou o lançamento. O foguete foi disparado às 5h57, hora local (17h57 de Brasília), segundo o EstadoMaio­r sul-coreano.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o míssil que sobrevoou seu território “é uma ameaça grave e sem precedente­s” e garantiu que seu governo tomará “as medidas necessária­s” para garantir a segurança do povo japonês. “Seu ato intoleráve­l de disparar um míssil sobre o nosso país é uma ameaça grave e sem precedente­s e afeta gravemente a paz regional e a segurança”, disse Abe à imprensa, em alusão ao presidente norte-coreano, Kim Jong-un.

O lançamento ocorre dias depois de Pyongyang disparar três mísseis de curto alcance, o que foi considerad­o uma provocação após o início dos exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e EUA. Estes, no entanto, não representa­ram ameaça, segundo um portavoz do Exército americano no Pacífico. Um deles explodiu em poucos segundos.

A trajetória do lançamento de ontem, contudo, representa uma escalada significat­iva da parte de Pyongyang, que no começo deste mês ameaçou disparar um míssil na direção do território norte-americano de Guam. Um ataque desse tipo teria que passar necessaria­mente sobre o arquipélag­o japonês.

 ??  ?? AFP/KCNA Kim Jong-un volta a surpreende­r
AFP/KCNA Kim Jong-un volta a surpreende­r

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil