O Dia

O QUE DARIA PARA COMPRAR COM OS R$ 51 MILHÕES DAS MALAS?

Polícia Federal esperava encontrar documentos em ‘bunker’ que seria do ex-ministro Geddel Vieira

- > Salvador

Valor apurado depois de 14 horas de contagem das cédulas encontrada­s em malas e caixas de papelão, em Salvador, virou assunto nacional. Dinheiro estava em apartament­o que seria de Geddel Vieira Lima. Proprietár­io confirmou empréstimo do imóvel ao exministro.

Mesmo com oito máquinas contadoras de cédulas e 11 funcionári­os trabalhand­o sem parar, a Polícia Federal demorou 14 horas para chegar ao valor escondido em apartament­o supostamen­te utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, cujas digitais foram encontrada­s no ‘bunker’. Entre milhares de notas de reais e dólares em bolsas e malas, fase da Operação Cui Bono (a quem beneficia, em latim) encontrou mais de R$ 51 milhões, a maior apreensão em espécie da história do departamen­to. O dinheiro foi depositado em contas judiciais na Caixa Econômica Federal e no Banco Central. Veja ao lado o que significa ter tanto ‘debaixo do colchão’.

O delegado Daniel Justo Madruga, superinten­dente regional da Polícia Federal na Bahia, disse que os agentes ficaram “surpresos” com o volume de dinheiro vivo encontrado no ‘bunker’. O desafio, agora, é descobrir a origem da dinheirama.

O delegado destacou que a PF recebeu informaçõe­s sobre o apartament­o, localizado na Rua Barão de Loreto 360 (no bairro da Graça), segundo andar, que pertence ao empresário da construção civil Silvio Silveira.

“Recebemos informaçõe­s de que havia um apartament­o que poderia ter documentos referentes ao ex-ministro. Foi pedido um mandado de busca em Brasília, e nós demos cumpriment­o. Os policiais ficaram surpresos. Esperavam encontrar documentos e depararam com caixas e caixas e malas de dinheiro.”

O superinten­dente regional da PF anotou que “possuir, ter o dinheiro, por si só, não é crime”. “Essa investigaç­ão está em curso em Brasília. Vai apurar se a origem desse dinheiro é ou não lícita”, ressaltou Justo.

DONO COMPLICA GEDDEL

O empresário Silvio Silveira declarou ontem à Polícia Federal que não sabia que o seu apartament­o estava sendo usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima para guardar tanto dinheiro. Ele admitiu, porém, ter emprestado o imóvel a Geddel. Silveira apresentou-se à PF e contou que o amigo pedira o apartament­o para estocar “pertences do pai” (falecido em janeiro de 2016).

Geddel está em prisão domiciliar, sem tornozelei­ra, em Salvador. Ele ainda não se manifestou sobre a fortuna que os investigad­ores suspeitam ter origem em atos de corrupção.

 ??  ?? BANCARIAM SEIS MESES DE SALÁRIO DO NEYMAR TRÊS JATOS EMBRAER PHENOM 100 10.200 CELULARES GALAXY NOTE 8
BANCARIAM SEIS MESES DE SALÁRIO DO NEYMAR TRÊS JATOS EMBRAER PHENOM 100 10.200 CELULARES GALAXY NOTE 8
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil