O Dia

Universida­de tem 67 anos de história

-

> Fundada em 1950, a Uerj já foi Universida­de do Distrito Federal, Universida­de do Rio de Janeiro e Universida­de do Estado da Guanabara, ganhando seu nome definitivo em 1975. Além do campus principal, no Maracanã, a instituiçã­o também possui unidades em Duque de Caxias, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópoli­s, Nova Friburgo, Resende e Ilha Grande.

A Uerj já formou nomes célebres em diversos campos de atuação, como os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Eles chegaram a se mobilizar pela mudança da Faculdade de Direito

Entre os alunos ilustres estão Vinicius de Moraes e Geraldo Vandré

da universida­de, que iria do campus Maracanã para o prédio do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio. A viabilidad­e da mudança ainda está sendo avaliada.

A Uerj também formou outros grandes nomes de destaque, como os políticos Wadih Damous, Jandira Feghali e Enéas Carneiro, além do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero e os compositor­es Vinicius de Moraes e Geraldo Vandré.

No corpo docente, a relação de professore­s em destaque é extensa, especialme­nte na área jurídica, como os ex-ministros do STF, Joaquim Barbosa, Ary Franco e Oscar Dias Correia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil