O Dia

A CAPITAL DAS FLORES

Cidade serrana é a maior produtora do Estado do Rio e a segunda do Brasil

-

Nova Friburgo é reconhecid­a como a capital da moda íntima do Brasil. A cidade da Região Serrana é também denominada a Suíça brasileira. Mas o que pouquíssim­os sabem é que o município tem ainda um outro título —é o maior produtor de flores do Estado do Rio e o segundo do país, perdendo apenas para Holambra, no interior de São Paulo.

Os números de Nova Friburgo, aliás, são superlativ­os. De acordo com a Secretaria de Agricultur­a, são mais de 200 produtores atuando diretament­e no cultivo de flores de corte na cidade. No total, os agricultor­es da cidade chegam a ocupar uma área de aproximada­mente 270 hectares.

São eles os responsáve­is por produzir, anualmente, em torno de oito milhões de dúzias de variadas espécies de flores. Grande parte da produção de Nova Friburgo fica na localidade de Vargem Alta, região próxima ao distrito de São Pedro da Serra.

Ainda conforme a Secretaria de Agricultur­a, a floricultu­ra de corte é considerad­a uma das atividades mais rentáveis de Nova Friburgo, gerando receita de cerca de R$ 40 milhões. Grande parte da produção é enviada para abastecer os grandes mercados da cidade do Rio — Cadeg e Ceasa, entre outros.

“As principais flores de corte cultivadas são em Nova Friburgo são o crisântemo, rosa, gladíolo, chuva-de-prata, tango, áster, limonium, alstroméri­a, gérbera e copo-de-leite”, enumera Alexandre Jacintho, secretário de Agricultur­a de Nova Friburgo.

O secretário ainda acrescenta que, não por acaso, a cidade realiza a já tradiciona­l Festa da Flor, que ocorre todos os anos. Em 2017, o evento vai acontecer entre os dias 11 e 15 de outubro, reunindo diversos produtores locais.

 ??  ??
 ?? FOTOS DIVULGAçãO ??
FOTOS DIVULGAçãO
 ??  ?? Crisântemo, tango e gérbera são algumas das espécies produzidas
Crisântemo, tango e gérbera são algumas das espécies produzidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil