O Dia

PÉ NA ESTRADA

Em meio ao feriado, milhares de cariocas vão pegar a estrada. especialis­tas dão dicas para que o carro não pare no meio do caminho, encurtando a viagem de lazer

-

Hoje é feriado e muitas famílias, com as folgas, vão pegar a estrada. Mas a viagem nem sempre ocorre como esperado e é comum ver algum carro enguiçado no meio do caminho. Imprevisto­s acontecem, mas não dá para negar que muito veículo que deixou os passageiro­s na mão não estava com a manutenção em dia. “Da última vez que vi um carro parado era bateria, a dona pensava que não era necessário trocar o componente”, conta Mário Martins, da Jambeiro Pneus.

A regra é clara: vai viajar com o automóvel, providenci­e uma revisão caso o programa de manutenção não esteja em dia. Especialis­tas ouvidos pela reportagem forneceram orientaçõe­s para evitar dores de cabeça na viagem do feriado. Em geral, o proprietár­io deve procurar um mecânico de confiança ou um centro automotivo especializ­ado para fazer uma checagem geral das partes do veículo, visando minimizar problemas oportunos.

Ainda de acordo com Martins, o ideal é verificar óleos, filtros, alinhament­o e balanceame­nto das rodas, pastilhas de freio, suspensão e os pneus. “É uma inspeção básica em qualquer tipo de revisão e que pode identifica­r se há algum problema com o carro”, esclarece. Danilo Souza, da Dinamicar Pneus ainda fala sobre calibragem. “Os pneus devem ser calibrados a frio, antes de pegar a estrada. Quando o carro vai cheio, a pressão é mais alta. Essas informaçõe­s podem ser consultada­s, normalment­e, no coluna onde fecha a porta dianteira do carro, do lado do motorista, na carroceria. É necessário checar também o estado dos pneus, a marcação TWI (indicador de desgaste do componente)”, explica o especialis­ta.

As correias também merecem atenção especial, reforça Michely Pinheiro, da Rodacar Pneus. “As famosas correias (do alternador, as dentadas e a do ar-condiciona­do) não podem estar ressecadas ou trincadas, pois dessa forma aumenta o risco de arrebentar­em na estrada”. A especialis­ta também fala do sistema de arrefecime­nto: “Se o sistema de refrigeraç­ão do carro não foi revisado no último ano é importante realizar uma limpeza geral com a reposição do líquido de arrefecime­nto para que o motor possa trabalhar na temperatur­a ideal”.

O sistema de suspensão é de extrema importânci­a, pois está relacionad­o ao conforto e segurança dos passageiro­s. Leonardo Igrejas, da RJ Pneus, recomenda o exame do conjunto por um profission­al. Entretanto, é possível que o proprietár­io faça um teste do amortecedo­r. “A pessoa deve fazer um pressão sobre as rodas para baixo e soltar imediatame­nte. Se o carro retorna a altura padrão e para, o amortecedo­r está bom. Se ele ficar vibrando, oscilando, cintilando muito, é sinal que a peça não está boa. Normalment­e, não é necessário fazer em todas as rodas, porque se em um ponto está ruim, a tendência é que todo o restante esteja em razão do conjunto sofrer desgaste igual”, completa.

O especialis­ta ainda reforça a importânci­a da verificaçã­o de ferramenta­s, como farol, lanterna, buzina e limpador de para-brisa. Há, também, a necessidad­e de fazer na direção o alinhament­o, balanceame­nto e cambagem. De preferênci­a, respeitand­o o intervalo entre três e seis meses.

VIDAS EM RISCO

Um carro sem manutenção pode ser um perigo, como alerta Joel Oliveira, do Auto Center Premium. “Um carro sem revisão está mais propenso a acidentes, que podem custar a vida. O veículo vai transporta­r toda a família. Então, ele precisa estar realmente todo revisado, para que o motorista possa ter o seu controle”, comenta. Nenhum sistema pode ser desconside­rado, porque tudo no automóvel pode ser relevante em algum momento. “O esguicho, por exemplo, a água do sistema deve ser checada porque o limpador de para-brisas devem estar em perfeitas condições em casa de chuva”, aponta Hélio Dias, da Fiorenza. Ele alerta sobre os riscos de ignorar revisões: “É bom checar o alinhament­o. É perigoso se o carro estiver desalinhad­o, pois pode sair numa curva”.

LAZER NA ESTRADA

Horas de estrada ficam melhores com algum lazer. “Nesta época, temos uma procura grande por multimídia­s diversos, DVDs”, conta Sirley de Souza, da Prorley acessórios. Também em razão do feriado, o comerciant­e conta que há demanda extra por engates para reboque e os maleiros chamados ‘thule’, afixados no teto.

 ?? Fotos: divulgação ??
Fotos: divulgação
 ??  ??
 ??  ?? Antes de viajar, é importante verificar pneus, correias, óleos, filtros, alinhament­o e pastilhas de freio
Antes de viajar, é importante verificar pneus, correias, óleos, filtros, alinhament­o e pastilhas de freio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil