O Dia

Tiroteio em área de milícia e tráfico

Polícia Militar fez operação nas favelas de Antares e Rola, na Zona Oeste

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

A Polícia Militar realizou uma operação, ontem, nas favelas do Rola e de Antares, em Santa Cruz, áreas onde o Comando Vermelho controla o tráfico de drogas. As favelas estão encravadas em uma região de atuação de milicianos, que trocam tiros com frequência com os traficante­s.

A operação de ontem contou com o apoio de policiais do batalhão do bairro, além de outras unidades. Um homem, supostamen­te ligado ao tráfico, foi detido, e também houve apreensão de drogas e baterias de radiotrans­missores.

A corporação realiza operações nas duas comunidade­s desde a semana passada, quando o grupo ligado ao miliciano Wellington Braga, o Ecko, invadiu as áreas, provocando horas de tiroteios. Conforme O DIA noticiou, a polícia acredita que Ecko fique sediado na Favela do Aço, distante apenas 2,5 km do Rola.

Apesar da invasão, os milicianos teriam saído do local após traficante­s avisarem que voltariam com reforços do Complexo do Alemão para invadir áreas de milícia. Ações da PM na favela do Aço não foram realizadas. Um levantamen­to do Ministério Público apontou que o número de policiais da ativa presos diminuiu nos últimos 10 anos, período em que a Secretaria de Segurança começou a combater os crimes paramilita­resdeforma mais contundent­e. Das 1.276 prisões de milicianos realizadas entre 2007 e o primeiro semestre deste ano, 235 foram de PMs da ativa. Ano a ano as prisões de servidores públicos foram diminuindo, demonstran­do um suposto afastament­o de bombeiros, PMs e policiais civis da composição dos grupos. Mas, para o promotor Luiz Ayres, a diminuição do número de prisões desses agentes aponta para uma participaç­ão mais velada de PMs.”É só observar que são poucas as operações da PM em áreas onde atuam milícias”, opinou.

Procurado, o comandante do batalhão da PM em Santa Cruz não estava disponível para entrevista­s.

 ?? REPRODUÇÃO ?? A milícia deixa suas iniciais em muro da Favela do Rola, em Santa Cruz
REPRODUÇÃO A milícia deixa suas iniciais em muro da Favela do Rola, em Santa Cruz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil