O Dia

FELIPE MANIA

Um dos dez youtubers mais influentes do mundo, Felipe Neto conta um pouco de sua história de sucesso em livro lançado na Bienal.

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

Felipe Neto é sucesso tanto no mundo digital quanto no analógico. Um dos dez maiores youtubers do planeta, com 13 milhões de inscritos em seu canal, ele arrastou uma multidão de jovens à última bienal, todos em busca de seu novo livro, que já era bestseller antes do lançamento.

C om mais de 13 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, Felipe Neto é um fenômeno por onde passa. Um dos dez youtubers mais influentes do mundo, o rapaz de cabelos amarelos (costuma mudar sempre a cor) é um dos influencia­dores digitais mais antigos a produzir conteúdos para a internet, fazendo com que o seu canal seja o mais acessado mensalment­e na área de entretenim­ento. Cada publicação de Felipe é possível alcançar mais de um milhão de visualizaç­ões fácil, fácil. Na Bienal do Rio, ele lançou seu segundo livro, ‘Felipe Neto - A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil’, e provocou alvoroço entre os fãs.

COMEÇO DE TUDO

Mas se engana quem pensa que Felipe Neto se tornou essa explosão de uma hora para outra. O jovem precisou “quebrar a cabeça” e batalhar muito para chegar onde está. Em 2010, criou o canal ‘Não Faz Sentido’, após não estar satisfeito com o que estava fazendo. “Para voltar ao teatro e ter uma comunicaçã­o e interpreta­ção, eu comecei a gravar vídeos só por diversão e para mostrar para alguns conhecidos”, lembra o astro pop. “Foi

uma brincadeir­a sem querer que acabou virando uma coisa imensa, séria e minha profissão. Nunca sonhei e imaginei isso tudo”, afirma.

Quem visita seu canal no Youtube se depara com todos os temas. Assuntos que vão desde ‘Como maquiar a namorada’ até temas sérios como ‘Baleia Azul’. Mas antes de se tornar esse sucesso com crianças e jovens, Neto passou por vários perrengues na vida. Entre eles, uma depressão, logo assim que estourou na internet. “Foi muito rápido o sucesso. Tive medo de perder o que conquistei, de fazer um vídeo ruim, de não agradar e não ser bom o suficiente”, afirma Felipe, que superou o problema com a ajuda do pai, psicólogo.

Essas e outras curiosidad­es da vida do youtuber estão reunidas no livro ‘Felipe Neto - A Trajetória de Um dos Maiores Youtubers do Brasil’, que teve pré-venda de aproximada­mente 25 mil exemplares. Na Bienal, ele autografou exemplares, tirou várias selfies e recebeu mimos dos fãs. “É muito legal você se comunicar com o seu público em diferentes mídias. O ‘livrão’, como estamos chamando, é uma junção das formas de me comunicar com os diversos públicos. Então, ele serve para crianças, adolescent­es e adultos”, conta o jovem. Na fila de autógrafo, as estudantes Isabela Salles, 13 anos, Luiza Portela, 13, e Lara Xavier estavam exultantes por estarem diante do ídolo. “Fizemos uma caixa de presente com várias coisas que ele gosta”, contaram as meninas.

Atualmente, o perfil de Felipe Neto no Youtube é o sétimo mais assistido no mundo e o primeiro no Brasil, ambos na categoria humor, com 160 milhões de visualizaç­ões por mês. Felipe também tem um canal com o irmão, Luccas, o ‘Irmãos Neto’, que em apenas três dias de lançamento chegou a primeiro do ranking do Youtube.

Antes de estourar na internet, Neto morou com a mãe, a avó e o irmão numa casa no Engenho de Dentro. No livro, ele também compartilh­a memórias da época em que vivia na Zona Norte da cidade. “Cresci vendo a minha mãe administra­ndo dívida atrás de dívida e, mesmo assim, nos deu uma educação, sempre reforçando a importânci­a dos bons valores. Falávamos muito que não tem problema ser pobre, o problema é ser mau-caráter. Ela nunca nos deu a visão de que o dinheiro é a coisa mais importante da vida”, diz.

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO
 ?? SANDRO VOX ??
SANDRO VOX
 ??  ??
 ?? FOTOS SANDRO VOX ??
FOTOS SANDRO VOX
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil