O Dia

EVANGÉLICO­S AJUDAM A RECONSTRUI­R TERREIRO.

Iniciativa liderada por pastora luterana ocorreu depois que barracão foi incendiado

- GABRIEL SOBREIRA gabriel.sobreira@odia.com.br

Depois de oito atentados, o terreiro de candomblé Kwe Cejá Gbé de Nação Djeje Mahin, da mãe de santo Conceição d`Lissá, em Duque de Caxias, será reformado com uma doação de R$ 11 mil da Igreja Evangélica. “O valor financeiro não é o mais importante, mas sim o gesto de união. Não é uma igreja reformando outra igreja. Mas uma igreja contribuin­do para reformar um templo religioso que parte do segmento evangélico persegue como se fosse demônio. É a prova do amor ao próximo e do respeito à diferença”, comemora o babalawo Ivanir dos Santos, interlocut­or da Comissão de Combate à intolerânc­ia Religiosa (CCIR).

Um café da manhã com representa­ntes das duas religiões acontecerá no dia 22 de novembro, às 10h, no próprio terreiro (Rua G, lote 9, quadra H. Jardim Vale do Sol, Taquara - Duque de Caxias). “É um encontro para o mundo todo celebrar e seguir”, comemora Santos.

Em 2014, o terreiro tinha sido mais uma vez destruído e a pastora luterana Lusmarina Campos Garcia, então presidente do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-Rio), teve a ideia de reformar o espaço e foi iniciada uma campanha. Depois de um hiato, a iniciativa foi retomada e ganhou ainda novos aportes. “Eu acho que o pessoal do bem deveria copiar esse exemplo. Nem todos evangélico­s destilam ódio e eles estão mostrando isso em suas ações”, afirma o interlocut­or.

O babalawo reforça que não se pode generaliza­r, mas que a destilação de ódio, ra- cismo e preconceit­o são atitudes reprovávei­s e deplorávei­s. Segundo ele, o poder público poderia ser mais atuante. “Infelizmen­te, o poder público não faz nada. As casas estão destruídas e as investigaç­ões não chegam ao final. Não vira inquérito, os culpados não são denunciado­s e não vão à justiça. Isso precisa mudar. Temos que combater o ódio, o preconceit­o e o racismo religioso com respeito, igualdade e amor”, defende.

 ?? SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA ?? Onda de ataques destruiu terreiros de candomblé na Baixada
SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA Onda de ataques destruiu terreiros de candomblé na Baixada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil