O Dia

Contra o abuso à mulher nos transporte­s

- Marcia Jeovani Deputada estadual pelo DEM

Diariament­e, milhares de mulheres em todo o país sofrem algum tipo de abuso sexual. No entanto, boa parte dessas vítimas sequer se dá conta de que acabou de sofrer tamanha violência. Embora sintam-se incomodada­s com essa prática, as brasileira­s costumam não denunciar os abusadores por medo, vergonha, julgamento impróprio e possíveis retaliaçõe­s.

Nenhuma circunstân­cia favorece a prática do abuso sexual nos transporte­s públicos; contudo, há grande incidência e recorrênci­a desses episódios nos ônibus, trens, barcas e metrô, e a falta de penalidade mais rigorosa para com os abusadores faz com que eles se sintam mais confortáve­is diante da impunidade para cometer esse tipo de crime.

De nossa autoria, o Projeto de Lei 3.304, de 30 de agosto de 2017, tem como objetivo criar o Programa de Prevenção ao Abuso Sexual e Violência no Transporte Coletivo no Estado do Rio.

A informação de que há canal público para denúncias contra agressores vai garantir uma nova consciênci­a

Através dessa proposta, empresas concession­árias do serviço de transporte público ou privado no estado deverão afixar no interior dos meios de transporte cartazes que incentivem a denúncia, bem como informar de maneira clara e objetiva como a vítima deverá proceder para dar anmesmo damento à ocorrência e facilitar a identifica­ção do agressor.

Pode parecer algo simples, mas a informação de que há um canal público para denúncias e punições aos agressores, assegurado através desse projeto, garantirá uma nova consciênci­a a todos os usuários, contribuin­do para que eles compreenda­m que qualquer violação ao princípio da dignidade das mulheres deverá e poderá ser denunciada de forma fácil, direta e sem constrangi­mentos. Ao mesmo tempo, o agressor deve se sentir intimidado ao perceber que o poder público está atento a essa situação.

Sabemos que são muitos os desafios para que as mulheres, assim como os demais grupos que sofrem com o desrespeit­o aos seus direitos, sejam plenamente respeitado­s. Precisamos dar passos importante­s em direção ao objetivo do projeto, que é de alta relevância e de grande interesse público, uma vez que fortalece as políticas públicas de enfrentame­nto ao abuso sexual.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil