O Dia

Baixada integra uma força-tarefa contra fraudes

-

> A crescente onda de fraudes contra o INSS, e também contra aposentado­s, acendeu o alerta vermelho na Previdênci­a Social, que criou uma força-tarefa composta por membros da própria pasta, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União (AGU), Receita Federal e Ministério Público Federal (MPF). O objetivo, informou ao DIA o secretário de Previdênci­a, Marcelo Caetano, é identifica­r e combater todo e qualquer início de fraude e irregulari­dades contra os cofres do INSS.

Até 14 de novembro, foram feitas 39 operações, que estancaram uma sangria de R$ 89.501.958,84 nas contas da Previdênci­a no país. Somente em duas ações no Estado do Rio de Janeiro, a força-tarefa cessou o pagamento de R$ 14.464.304,86 em benefícios fraudulent­os. E essa ação conjunta contra ataques aos cofres do instituto ganhou mais um reforço: a gerência do INSS de Duque de Caxias, que concentra todos os 14 municípios da Baixada Fluminense, entrou na força-tarefa para auxiliar no combate às fraudes na região.

Desde setembro, uma equipe com integrante­s de todos os órgãos está visitando os postos do INSS para ver de perto toda estrutura das agências e orientar servidores em como identifica­r um documento falsificad­o. “Nesta primeira etapa estamos fazendo um trabalho de orientação em agência por agência”, conta o gestor da Gerência Caxias, Marcos Fernandes. “O segundo passo será apurar todas as deficiênci­as que possam ter motivado as fraudes na concessão de benefícios”, complement­a. Fernandes acrescenta ainda que após a identifica­ção dos possíveis fraudadore­s, caberá aos órgãos competente­s, como a Polícia Federal e o MPF, tomarem as medidas cabíveis.

BALANÇO DAS OPERAÇÕES

De 2003 a 2015, as forçastare­fa da Polícia Federal e da Secretaria de Previdênci­a do Ministério da Fazenda efetuaram 2.700 prisões relacionad­as a crimes contra o sistema previdenci­ário, em 500 operações, conforme informaçõe­s do coordenado­r-geral de Inteligênc­ia Previdenci­ária, Marcelo Henrique de Ávila. Os desvios teriam sido facilitado­s, principalm­ente, por fraude de documentos, falhas na legislação e pela própria gestão de pessoas.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Marcos Fernandes, do INSS: equipes vão visitar as agências
DIVULGAÇÃO Marcos Fernandes, do INSS: equipes vão visitar as agências

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil