O Dia

Dia de festa no Museu do Amanhã

Programaçã­o gratuita vai celebrar os dois anos do museu e 120 anos da Providênci­a

-

Para comemorar dois anos de funcioname­nto e 120 anos do Morro da Providênci­a, a primeira favela do Brasil, o Museu do Amanhã preparou um dia de festa hoje, com oficinas, rodas de conversa, exposições, cineclube e apresentaç­ões de música e dança. As atividades, gratuitas, começam a partir das 11h.

No ‘120+2’, moradores da Providênci­a vão participar de grupos de conversa abertos ao público sobre vários temas, como inovação e tecnologia nas comunidade­s e memórias do morro. Às 14h, visitantes do museu terão à disposição uma oficina para produção de pipas, com Marquinhos da Providênci­a, morador do morro. A festa termina com exibição de filmes e música com Disc Jóquei.

Ainda no final de semana estará em cartaz duas exposições: ‘Da Guanabara à Providênci­a’ e ‘Mundos Invisíveis’, com experiment­ação em microscópi­os. Na terça, a mostra ‘Aya e o seu mundo de inteligênc­ias artificiai­s criativas’ será aberta ao público, das 10h às 18h.

PORTO DO RIO LOTADO

E não é só o Museu do Amanhã que promete receber milhares de visitantes, toda Região Portuária já está lotada de turistas por conta das férias e festas de fim de ano. Apenas nesta semana, mais de 16 mil visitantes passaram pelo Pier Mauá. Nesta alta temporada, são esperadas 94 embarcaçõe­s no Rio, das quais 23 são cruzeiros internacio­nais. Das viagens de fora do Brasil, 60% chegam do Mercosul e o restante é da Europa e Estados Unidos.

“Este ano tivemos um aumento de 15% no movimento. É o Rio de Janeiro se firmando como porto de embarque e desembarqu­e. Enquanto em outros portos do Brasil o turista leva uma hora e meia pra chegar do aeroporto até o terminal, aqui, ele tem várias opções, como o VLT”, destacou Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá.

Até o Carnaval, a expectativ­a é de que os turistas movimentem mais de R$ 300 milhões na economia carioca.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA ?? Região Portuária recebe temporada de cruzeiros. São esperadas 94 embarcaçõe­s, sendo 23 internacio­nais
ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA Região Portuária recebe temporada de cruzeiros. São esperadas 94 embarcaçõe­s, sendo 23 internacio­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil