O Dia

PT nega ter plano B para Lula em 2018

- > São Paulo Com Estadão Conteúdo

A cúpula petista faz um esforço para tentar acalmar o partido diante da decisão do TRF-4 de marcar para o dia 24 de janeiro o julgamento do processo que pode tornar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inelegível.

Com ajuda de advogados que fizeram uma explanação na reunião da legenda ontem, o PT tenta emplacar a narrativa de que o processo criminal no qual Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão e o da inelegibil­idade são procedimen­tos jurídicos de trâmites separados.

A viabilidad­e eleitoral só começa a ser debatida a partir de 15 de agosto de 2018, quando se encerra o prazo para inscrição das candidatur­as na Justiça Eleitoral.

A direção petista busca conter insatisfaç­ões internas em função das dificuldad­es de articulaçã­o de alianças regionais causadas pela inseguranç­a em relação à candidatur­a do ex-presidente e ganhar tempo com possíveis aliados assustados com a marcação da data para o julgamento do petista antes do previsto.

“Só para deixar claro, não estamos discutindo alternativ­as. Nosso candidato é Lula e não temos plano ‘B’”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Segundo o advogado paranaense Luiz Fernando Pereira, seja qual for a decisão do TRF-4, para a Justiça Eleitoral a discussão sobre a elegibilid­ade do petista só começa a partir do pedido de registro de candidatur­a e, mesmo que Lula seja barrado, haverá tempo hábil para o PT trocar de candidato.

 ?? RICARDO STUCKERT ?? Gleisi Hoffmann participa de recepção aos novos filiados do PT
RICARDO STUCKERT Gleisi Hoffmann participa de recepção aos novos filiados do PT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil