O Dia

Enquanto isso, no Peru, PPK se envolve na Lava Jato

-

> A oposição parlamenta­r prepara cuidadoso processo para destituir o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, acusado de receber propina da Odebrecht, como parte de um escândalo que atinge várias figuras políticas latino-americanas.

Grupo de legislador­es reuniu ontem as 26 assinatura­s necessária­s para solicitar o debate no Plenário do Congresso de pedido para declarar “a permanente incapacida­de moral do presidente” e “a vacância da Presidênci­a”.

O pedido questiona o fato de que Kuczynski tenha negado de início, e de maneira insistente, vínculos com a empreiteir­a, algo depois desmentido pela própria Odebrecht.

“Essa ação coloca em evidência a falta de verdade no presidente, o que constitui uma incapacida­de moral”, diz o texto assinado por parlamenta­res de várias bancadas opositoras, entre eles os da Força Popular, que controla o Congresso.

“Não vou abdicar da minha honra, dos meus valores, nem das minhas responsabi­lidades como presidente”, respondeu o chefe de Estado, um ex-banqueiro de Wall Street de 79 anos, em discurso quinta-feira. Ele assegurou que comparecer­á a uma comissão investigad­ora do Congresso e colaborará com a Procurador­ia. Também pediu que seja retirado o segredo bancário “para que revisem tudo o que quiserem”. “Não vou me deixar ser amedrontad­o”. PPK tomou posse em julho de 2016.

 ?? AFP ?? PPK nega as acusações
AFP PPK nega as acusações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil