O Dia

PF quer fechar Lava Jato esse ano

-

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, deu ontem um prazo para o término das investigaç­ões da Lava Jato na instituiçã­o. Ele disse que pretende concluir até o final deste ano os inquéritos da operação e a apuração do suposto pagamento de propina da empresa Rodrimar para o presidente Michel Temer.

A Polícia Federal mais que dobrou a equipe da Lava Jato que atua nos inquéritos envolvendo políticos no STF para tentar encerrar as investigaç­ões antes das eleições deste ano. Segovia autorizou o nomeação de mais oito delegados, sete escrivães e 17 analistas para atuar no Grupo de Inquérito (GINQ) responsáve­l pelas 273 investigaç­ões de políticos que tramitam na Corte.

Segovia se reuniu ontem com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia e comentou a meta ambiciosa. “É uma meta que a ministra Cármen Lúcia também quer, a doutora Raquel Dodge (procurador­a-geral da República) também está imbuída nesse propósito, e acho que o Brasil merece ter uma resposta quanto a essas investigaç­ões”, disse.

Sobre o inquérito sobre Michel Temer, Segovia disse que aguarda as respostas do presidente às perguntas formuladas pela PF “para que seja tomado um novo passo na investigaç­ão”.

O inquérito, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, apura se a Rodrimar, empresa que opera no Porto de Santos, foi beneficiad­a pelo decreto assinado pelo presidente em maio, que ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáve­is por até 70 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil