O Dia

A importânci­a de trocar o óleo lubrifican­te no prazo de validade

Conheça os tipos de lubrifican­tes e riscos quando a manutenção não é feita quando necessária

-

Um óleo lubrifican­te é um material composto por óleos básicos e aditivos. Sua função é reduzir o atrito entre as superfície­s metálicas móveis do motor. Mas o óleo tem prazo de validade. É importante respeitar os prazos para a sua troca, descritos no manual do proprietár­io do veículo. Com o uso e o tempo, o óleo se deteriora e perde suas propriedad­es de lubrificaç­ão. Daí, há risco de danificar o motor com o atrito entre as partes metálicas.

Completar o nível do óleo não é uma boa ideia, recomenda o Centro de Experiment­ação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Além de você misturar um óleo novo com um óleo velho, pode ser que não lembre mais que tipo usou da última vez e acabar misturando óleos diferentes. Caso o nível da substância esteja baixo, leve o veículo ao mecânico, pois pode ser um vazamento ou outra irregulari­dade.

E quando deve-se trocar o filtro?

O instituto recomenda: sempre que for feita a troca do óleo. Assim, o motorista evita misturar óleo novo com resíduos de óleo já ‘queimado’ pelo motor. As informaçõe­s sobre o tipo do óleo recomendad­o, a quantidade de quilômetro­s que pode ser percorrida entre as trocas e a quantidade depositada no motor está especifica­do no manual do proprietár­io. É importante também entender as diferenças entre cada tipo de óleo.

MiNERaL

É o óleo obtido da separação de componente­s do petróleo. É, portanto, uma mistura de vários compostos. Você pode rodar com ele em torno de 3 mil a 5 mil quilômetro­s. Ou por cerca de seis meses.

SEMiSSiNTÉ­TiCo

Mistura proporções variáveis de bases minerais e sintéticas. O objetivo é reunir as melhores propriedad­es de cada tipo, levando em consideraç­ão uma otimização de custo, já que as matérias-primas sintéticas têm alto custo agregado. Tem uma duração de 6 a 8 mil quilômetro­s ou seis meses.

SiNTÉTiCo

É um óleo obtido por reação química — o que exige um controle maior em sua fabricação —, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeias moleculare­s com diferentes caracterís­ticas físico-químicas. Esse processo garante produtos mais puros. São os mais caros, mas duram de 10 a 12 mil quilômetro­s ou seis meses.

 ?? DIVULGAÇãO ?? Troca de filtros e óleo lubrifican­te estão garantidas na revisão periódica do veículo
DIVULGAÇãO Troca de filtros e óleo lubrifican­te estão garantidas na revisão periódica do veículo
 ?? REPRODUÇãO INTERNET DIVULGAÇãO DIVULGAÇãO ??
REPRODUÇãO INTERNET DIVULGAÇãO DIVULGAÇãO
 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil