O Dia

TOQUE FEMININO DA TIJUCA

Annik Salmon (foto) faz parte da comissão de Carnaval da escola de samba Unidos da Tijuca, que vai levar para o Sambódromo uma homenagem a Miguel Falabella. Marisa Orth vai participar.

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

‘Sai de Baixo’, que um ‘Vídeo Show’ de nostalgia vai resgatar gostosas lembranças no desfile da Unidos da Tijuca. Com enredo em homenagem a Miguel Falabella, a escola do Borel levará para a Sapucaí estrelas que arrancaram gargalhada­s do público ao lado do artista em diversos programas. Elas virão representa­ndo alguns de suas personagen­s mais marcantes, na quarta alegoria, que homenageia a carreira do ator, diretor, produtor, escritor e cineasta na TV.

A atriz Marisa Orth voltará aos anos 90 revivendo a irreverent­e e ‘pouco inteligent­e’ Magda, do ‘Sai de Baixo’. Quem não se lembra do bordão “Cala a boca, Magda!”, exclamado por Caco Antibes (Falabella) toda vez que a perua soltava asneiras como “Eu vou tomar uma atitude ‘gástrica’” ou “Tá tudo de esperma pro ar”?! Cláudia Jimenez reviverá a mal-humorada e sem papas na língua Edileuza, da mesma série. Arlete Salles dará novamente vida à tresloucad­a e vaidosa Copélia, de ‘Toma Lá Dá Cá’, exibido entre 2007 e 2009.

Outras personalid­ades que trabalhara­m com Falabella já confirmara­m presença: Cissa Guimarães, Aracy Balabanian, Cláudia Raia, Stella Miranda, Alessandra Maestrini e Érico Brás. “A alegoria da TV vai ter cenários do ‘Vídeo Show’, do ‘Toma Lá Dá Cá’, do ‘Pé na Cova’ e do ‘Sai de Baixo’. Vocês agora brinquem de descobrir quais são os outros personagen­s!”, desafiou a carnavales­ca Annik Salmon, que integra a comissão de Carnaval junto com Hélcio Paim e Marcus Paulo.

O enredo ‘Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes saúda o povo e pede passagem’ começará a ser contado pela infância, na Ilha do Governador. Foi lá que Falabella, ainda garoto, ganhou o livro ‘O Pequeno Príncipe’ e experiment­ou seu despertar artístico. “Ele se identifica­va com o personagem (do livro), só que se sentia preso na Ilha do Governador. Então ele ‘viajava’ comandando seus ‘súditos’, que eram os seres do mar, o cavalo marinho, uma tartaruga, um golfinho…”, explicou Annik Salmon. Uma alegoria com esses seres do mar retratará a criativida­de do pequeno Miguel.

Em seguida, serão apresentad­as as multifacet­as do artista no teatro, na TV e no cinema. Imponente, um dos seis carros imita um palco com cortinas vermelhas envolto por máscaras de teatro douradas. Nas extremidad­es desse tablado, livros lembram o ingresso de Falabella na faculdade de Letras. “Em uma passagem em seu livro, ele diz que se quisesse viver dos palcos, teria que aprender a dominar as palavras. Esse é um momento importante do nosso enredo”, contou Annik.

A paixão pelo Carnaval não ficará de fora - Falabella foi carnavales­co do Império da Tijuca por 4 anos (de 1993 a 1996) e é de sua autoria o enredo que alçou a Acadêmicos da Rocinha ao Grupo Especial pela primeira vez, em 1997. “Ele, criança, quando ia assistir aos carnavais antigos de rua com o pai, começou a ter noção do que era espetáculo”, ressaltou a carnavales­ca.

Uma das alegorias terá seres do mar para retratar a criativida­de na infância do artista

Como é um artista moderno, que causa o riso nas pessoas, ligado à comédia, buscamos fazer o nosso Carnaval dessa maneira ANNIK SALMON, carnavales­ca da escola

 ?? LUCIANO BELFORD ??
LUCIANO BELFORD
 ?? LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA FOTOS DE LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA ?? Esculturas com máscara de teatro serão colocadas em um dos carros (acima) e operários trabalham na estrutura de outras alegorias (ao lado). Serviço no barracão está bem adiantado: 90% já foram concluídos
LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA FOTOS DE LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA Esculturas com máscara de teatro serão colocadas em um dos carros (acima) e operários trabalham na estrutura de outras alegorias (ao lado). Serviço no barracão está bem adiantado: 90% já foram concluídos
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil