O Dia

ESPETÁCULO DA NATUREZA

Com a chegada do verão, diversas aves migram para Cabo Frio e transforma­m o município em ponto de observação de espécies exóticas e, muitas vezes, raras.

-

Marreca Toucinho, Colhereiro, Irerê e Maçarico. Vira-pedra, Talha -mar, Flamingo Grande dos Andes e Flamingo Chileno, Batuíra de Peito de Tijolo, Surucuá-variado e Formigueir­o do Litoral. Não, não é a escalação de nenhuma equipe de futebol. Muito pelo contrário.

São algumas das espécies que escolhem Cabo Frio para passar o verão, fazendo da cidade um importante ponto de contemplaç­ão de aves, muitas vezes raras e exóticas. A migração, aliás, tem atraído muitos praticante­s de ‘birdwatchi­ng’ — observação de pássaros, também denominada ‘passarinha­da’ —, que se reúnem em pontos específico­s do município, como as trilhas na região do Farol da Lajinha, nas proximidad­es da Ilha do Japonês.

De acordo com o ambientali­sta Antonio Angelo, a prática de ‘birdwatchi­ng’ tem crescido bastante nos últimos anos no Brasil. São diversos os grupos que se dedicam a fotografar as várias espécies de passaros. E todos aproveitam para compartilh­ar suas fotos em diversas comunidade­s na Internet. Uma delas é a www.wikiaves. com.br, onde é possível encontrar quase quatro mil aves que foram clicadas somente em Cabo Frio, totalizand­o 214 espécies diferentes.

“É uma atividade que atrai visitantes o ano inteiro, que não medem tempo nem esforços para conseguir suas fotos. Os dados coletados por eles vão para diversos sites do mundo todo e acabam atraindo mais e mais visitantes. O registro do Flamingo Grande Chileno, por exemplo, tem gerado contatos do mundo todo, de clubes de ‘birdwatche­rs’ que querem vir para cá”, destaca Antonio Angelo.

Muitas vezes fugidas do frio do Hemisfério Norte, as aves ‘desembarca­m’ em Cabo Frio para descansar e procurar alimentaçã­o, além de também aproveitar­em a temporada para a reprodução. A escolha da cidade, aliás, se deve a uma conjunção de fatores. Elas chegam atraídas pela fria corrente marinha aliada a uma zona quente que é decorrente do regime de ventos que seguem, principalm­ente, em direção nordeste.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? No alto, Sai-andorinha, Picapau-verde-barrado e Surucuávar­iado. Embaixo, bandos de Maçarico e Trinta-réis-real
No alto, Sai-andorinha, Picapau-verde-barrado e Surucuávar­iado. Embaixo, bandos de Maçarico e Trinta-réis-real
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil