O Dia

Confrontos apavoram moradores da Mangueira

O dia em que o samba deu lugar à violência na comunidade. Mulheres e crianças foram atingidas por gás

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

Operação policial no morro deixou quatro suspeitos mortos e três PMs feridos. A feijoada e o ensaio que aconteceri­am na quadra da escola foram cancelados. Perto dali, o zoológico fechou.

Eram 11h30 deste sábado quando o terror tomou conta da Rua Visconde de Niterói, a principal via de acesso à Mangueira. Policiais militares saíam de um prédio abandonado com suspeitos detidos. Em meio à ação, um dos PMs dá uma rasteira em uma grávida, que cai desacordad­a. Aqueles que tentaram socorrê -la acabaram sendo atingidos por gás lacrimogên­eo. Mulheres corriam com crianças no colo e tentavam protegê-las, cobrindo os seus rostos com as mãos. A grávida acabou sendo socorrida e levada para uma viatura. O cenário de guerra ocorreu após uma operação policial na parte alta da comunidade, que deixou três policiais baleados e quatro suspeitos mortos.

Tudo começou por volta das 6h, em uma ação do Comando de Operações Especiais (COE). A operação foi planejada para apurar a informação de que traficante­s do Jacarezinh­o estariam escondidos lá. Entre os policiais feridos, estava um subtenente do BAC, que acabou baleado na perna e na cabeça. Ele está internado em estado grave no Hospital do Exército, em Benfica.

Na ação, que contou com a participaç­ão do Bope, Choque, BAC, Grupo Aeromóvel (GAM), 4º BPM (São Cristóvão) e Unidades de Polícia Pacificado­ra (UPPs), a PM apreendeu armas, drogas e carregador­es de fuzil. Mas o clima de guerra entre policiais militares e traficante­s só chegou à Visconde de Niterói no fim da manhã. A rua foi fechada pelo Centro de Operações da Prefeitura, que recomendou os motoristas a evitar a localidade.

Com a chegada do Bope, a tropa de elite da PM, mo- radores chegaram a jogar objetos contra os policiais e atear fogo em contêiners de lixo. Antes da entrada deles no prédio, onde foram detidos 24 suspeitos, um senhor de meia-idade implorou: “Deixa eu entrar pra tirar a minha neta!”. A resposta foi definitiva: “Volta! Ninguém vai entrar!”, respondeu um dos policiais.

Até mesmo os jornalista­s que estavam lá acabaram sendo atingidos por spray de pimenta. Os suspeitos foram levados à Cidade da Polícia, no Jacarezinh­o.

SEM SAMBA

A confusão silenciou até mesmo o samba na comunidade. A diretoria da Estação Primeira de Mangueira cancelou uma feijoada com a cantora Alcione e um ensaio da escola de samba, que ocorreria na tarde deste sábado. O feijão foi distribuíd­o para os moradores e o evento acabou sendo transferid­o para o dia 28 deste mês. O ensaio ocorrerá neste domingo, na quadra da agremiação.

Cerca de 50 turistas que vieram do interior de São Paulo foram barrados pela PM na altura da estação do trem de São Cristóvão, quando iam para a feijoada.

O Riozoo, que administra o zoológico da cidade, confirmou o fechamento do local. De acordo com a empresa, o encerramen­to das atividades no local ocorreu por precaução. Ainda segundo empresa, não foi registrado nenhum incidente local. O Riozoo afirmou que deverá reabrir neste domingo, se a situação estiver normalizad­a. O Museu Nacional também fechou as portas.

Em nota, a Polícia Militar orientou os moradores que foram agredidos a procurar a Corregedor­ia da corporação para denunciar eventuais casos de abuso de autoridade.

 ??  ?? Uma mulher grávida leva uma rasteira de um policial e cai, desacordad­a. Moradores foram socorrê-la, mas acabaram atingidos por gás lacrimogên­eo
Uma mulher grávida leva uma rasteira de um policial e cai, desacordad­a. Moradores foram socorrê-la, mas acabaram atingidos por gás lacrimogên­eo
 ??  ?? Em meio à ação, uma mulher corre com um bebê, para protegêlo da confusão
Em meio à ação, uma mulher corre com um bebê, para protegêlo da confusão
 ??  ?? Uma ação inusitada: em meio à operação policial, uma criança que estava no colo da mãe simula uma arma com a mão. Cenário bélico faz parte da rotina
Uma ação inusitada: em meio à operação policial, uma criança que estava no colo da mãe simula uma arma com a mão. Cenário bélico faz parte da rotina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil