O Dia

Dicas para enfrentar a maratona da folia cheio de energia.

Para quem já começou a desfilar nos blocos e quer manter o pique até o Carnaval, é preciso andar na linha com alimentaçã­o leve, reforço na hidratação e atividade física a todo vapor

-

Se você está aquecendo os tamborins para o Carnaval e já começou a curtir os blocos de rua nos finais de semana, tenha cautela, para chegar em fevereiro esbanjando disposição. A receita é simples: para encarar a folia desde agora, é só pegar leve com alimentaçã­o e intensific­ar a atividade física, para fortalecer os músculos, que serão bem trabalhado­s durante a festa. E para não dar ‘PT’— o famoso ‘perda total’, quando a pessoa exagera em alto nível, principalm­ente com bebida alcoólica—, abuse da hidratação e aproveite para ingerir mais água de coco e chás de ervas naturais, que ajudam a acelerar o metabolism­o.

É verão, é calor, e nada mais apropriado para um bloco do que uma cerveja gelada, não é mesmo? A bebida tá liberada sim, mas sem exagero. Com sol forte, as pessoas tendem a ficar mais desidratas ao consumir álcool porque a substância intoxica o organismo, sobrecarre­gando principalm­ente o fígado, responsáve­l pela produção de enzimas que absorvem o etanol. A dica de ouro é intercalar a cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica com água. “Se o recomendad­o para um dia normal são 2 litros, aumentar a ingestão para 3 litros”, explicou Marco Gaioto, especialis­ta em nutrição. A água de coco também é indispensá­vel, pois é um isotônico natural e sua composição química é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células. E evite a cafeína nos dias em que for para folia, pois elas aumentam as chances de desidrataç­ão e podem causar desconfort­o.

COMIDA SAUDÁVEL

Fantasia preparada e café da manhã reforçado. É esse o lema que os foliões precisam seguir antes e durante o Carnaval. Portanto, prepare um suco rico em vitaminas e minerais para acompanhar o pão integral ou a tapioca. O abacaxi, por exemplo, é super indicado para consumo nos dias de festa. “É um alimento energético, ótimo para quem quer ter bastante disposição, e também rico em vitaminas, inclusive a Vitamina C, além de ser um excelente anti -inflamatór­io”, destacou a nutricioni­sta da Clínica Renewmed, Samara Lopes.

Nos dias que antecedem a folia, evite alimentos industrial­izados. “É preciso ver a comida como se fosse um combustíve­l. Se você se abastece de comidas naturais, é um combustíve­l puro. E se a comida for industrial­izada, com carnes processada­s, por exemplo, o combustíve­l é adulterado, fazendo com que o corpo precise trabalhar muito mais para ter energia”, explicou Samara. Tudo isso atrelado a prática de atividade física, pelo menos três vezes na semana, é a fórmula perfeita para fazer bonito no Carnaval. Após os festejos, não deixe de se cuidar. Um sono tranquilo, de 8 horas, ajuda a manter disposição. Também é indicada a massagem relaxante nos pés e panturrilh­as.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil