O Dia

Papa alerta: guerra nuclear é iminente

- > Santiago

Presidente Michelle Bachelet recebeu Francisco no aeroporto O Papa Francisco chegou ontem à noite a Santiago, para visita de três dias no Chile. Horas antes, a bordo do avião papal, o Sumo Pontífice reconheceu que tem medo de que um incidente desencadei­e uma guerra nuclear.

“Estamos no limite”, confessou aos jornalista­s que o acompanhav­am. “Sim, realmente tenho medo. Basta um incidente para desencadea­r a guerra. Não se pode correr o risco de que a situação precipite. Portanto, é preciso destruir as armas nucleares”, enfatizou.

Francisco fez esses comentário­s após distribuir uma foto tirada em Nagasaki depois da explosão da bomba atômica em 1945. A foto, cuja legenda é “fruto da guerra”, é a mesma que a assessoria de imprensa do Vaticano publicou no Réveillon. “É uma imagem feita pelo fotógrafo americano Joseph Roger O’Donnell depois do bombardeio atômico em Nagasaki. A tristeza do menino se expressa em seus lábios mordidos e cobertos de sangue”, explicou o Pontífice.

mensagem para nós

Ao sobrevoar o Brasil, o Papa enviou uma mensagem ao presidente Michel Temer e ao povo brasileiro, assegurand­o que reza “pela paz e pelo bem-estar da nação”, antes de despachar outro telegrama ao sobrevoar o Paraguai com sua “bênção divina de paz e fortaleza”. A Argentina também recebeu os “calorosos augúrios” e a benção do Pontífice, que não disse quando fará uma visita a seu país natal. O giro pela América Latina inclui o Peru.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil