O Dia

No Chile, Papa expressa vergonha por pedofilia

Mas Pontífice celebra missa com bispo acusado de acobertar casos de abuso

- > Santiago Com Agência France-Presse

OPapa Francisco se manifestou pelo “dano irreparáve­l” causado às crianças pelos sacerdotes pedófilos, durante sua visita ao Chile, manchada pelos protestos que deixaram 50 detidos. “Não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto ante o dano irreparáve­l causado a crianças por parte de ministros da Igreja”, afirmou o Papa no Palácio de La Moneda, onde foi recebido pela presidente Michelle Bachelet.

No Chile, quase 80 religiosos abusaram de menores desde 2000, segundo lista distribuíd­a semana passada pela ONG americana Bishop Accountabi­lity. Um dos casos mais emblemátic­os foi o do padre Fernando Karadima, denunciado em 2010 por várias vítimas. O Vaticano o condenou a se retirar “para uma vida de oração e penitência”.

“É justo pedir perdão e apoiar com todas as forças as vítimas, ao mesmo tempo que nos empenhamos para que isso não volte a acontecer”, disse o Papa. Mas, para as vítimas, pedir perdão não é suficiente. “Precisamos de atos concretos que o Papa não toma contra os abusadores”, disse Juan Carlos Claret, porta-voz da associação Osorno, para que expulsem o bispo Juan Barros, assinalado como acobertado­r.

Barros copresidiu a missa com Francisco, desatando ira nas redes sociais. “Se o Papa sair do Chile sem o compromiss­o de investigar a cumplicida­de dos líderes da Igreja, a desconfian­ça na Igreja vai piorar”, declarou Anne Barrett Doyle, codiretora de Bishop Accountabi­lity em comunicado.

 ?? AFP/OSSERVATOR­E ROMANO ?? Francisco rezou missa no Parque O’Higgins para 400 mil pessoas; do lado de fora, protesto com prisões
AFP/OSSERVATOR­E ROMANO Francisco rezou missa no Parque O’Higgins para 400 mil pessoas; do lado de fora, protesto com prisões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil