O Dia

Sambista mirim dita o ritmo no desfile da Intendente

Aos 16 anos, Enzo Belmonte será um dos intérprete­s da escola de samba Vizinha Faladeira, na Série B do Carnaval carioca

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

Não é de hoje que o jovem Enzo Belmonte, de apenas 16 anos, carrega uma responsabi­lidade de gente grande. Apesar da pouca idade, ele é um dos intérprete­s de uma das escolas mais importante­s do Carnaval carioca: a Vizinha Faladeira. E não é só isso. Além de carregar o título de compositor mais novo do Carnaval, o menino é bicampeão de samba de quadra. Este ano, Enzo espera levar mais um título em sua carreira, dessa vez, o campeonato do Grupo B, que será hoje, na Intendente Magalhães, com entrada gratuita. A agremiação será a décima escola a desfilar.

Nascido no Morro do Pinto, Zona Portuária do Rio, Enzo diz que a emoção em desfilar na Intendente é grande. “A cada ano a responsabi­lidade aumenta e junto com ela, a emoção”, afirmou. Desde os 4 anos o menino é apaixonado por música. No início, seus pais acreditava­m que seria apenas uma fase. Mas logo o menino chamou atenção de músicos consagrado­s, como Seu Jorge. “Tenho um carinho enorme por ele. Uma vez, ele chegou de surpresa no meu aniversári­o e, como era uma roda de samba, cantou junto comigo. Foi incrível”, relembrou.

Outro que olhou com atenção o talento de Enzo foi Arlindo Cruz. Pouco antes de sofrer um AVC, o sambista havia feito um convite para uma participaç­ão em seu disco. “Tenho fé que o Arlindo vai voltar aos palcos e dar sequência ao projeto”, disse.

No fim de 2017, Enzo gravou um EP e o clipe da música ‘Me Erra’, disponível no YouTube. Ele também foi chamado para ser o intérprete da escola mirim Mangueira do Amanhã, um dos projetos que compõem o Programa Social da Mangueira, que reúne crianças e jovens entre 5 e 17 anos.

INCENTIVO DA FAMÍLIA

A participaç­ão do público na festa mais popular do país é grande. Na Intendente não é diferente. Tanto nas agremiaçõe­s quanto nas arquibanca­das. Para Enzo, os pais devem incentivar a ida dos filhos à ‘Passarela do Povão’.

No fim de 2017, Enzo gravou um EP e o clipe da música ‘Me Erra’, disponível no YouTube. Ele também foi chamado para ser o intérprete da escola mirim Mangueira do Amanhã, que reúne crianças e jovens entre 5 e 17 anos. “O samba é aberto a todos, independen­te da idade. Para os mais jovens, ainda serve como uma opção para não cair na criminalid­ade”, avaliou. Aliás, seus pais vão desfilar na Ala dos Compositor­es e o sentimento é de orgulho. “Todos gostam do Enzo. Pelo jeito educado e respeitado­r. Tudo isso tem ligação com a participaç­ão dele na Vizinha Faladeira, relatou o pai, Salvador Belmonte.

 ?? ROZANA LOPES/DIVULGAÇãO ?? Com total apoio da família, Enzo Belmonte é compositor bicampeão de samba-enredo na Vizinha Faladeira, que desfila hoje. Entrada franca
ROZANA LOPES/DIVULGAÇãO Com total apoio da família, Enzo Belmonte é compositor bicampeão de samba-enredo na Vizinha Faladeira, que desfila hoje. Entrada franca
 ?? DIVULGAÇãO ?? Em seu aniversári­o, Enzo recebeu visita inesperada de Seu Jorge
DIVULGAÇãO Em seu aniversári­o, Enzo recebeu visita inesperada de Seu Jorge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil