O Dia

Reaberta a Biblioteca Parque da Rocinha

-

Fechadas em 2016, em meio à crise financeira do Estado do Rio de Janeiro, as Biblioteca­s Parque começaram ontem, a ser reabertas. A unidade da Rocinha, foi reinaugura­da pela manhã, e o governo anunciou que, até o início de maio, mais duas voltarão a funcionar.

Até o dia 29 de março, segundo o secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro, o governo vai reabrir a biblioteca de Manguinhos, na Zona Zorte. A unidade do Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, deve voltar a receber usuários até maio.

Ainda não há previsão para a reabertura da Biblioteca Parque do Complexo do Alemão, e a unidade de Niterói foi municipali­zada em 2017 para continuar recebendo frequentad­ores. O investimen­to para manter as biblioteca­s funcionand­o será de R$ 1,7 milhão por mês. De acordo com o secretário, os recursos ficaram disponívei­s com o aumento da arrecadaçã­o estadual neste ano. Inicialmen­te, 30 servidores que estavam lotados na sede da Secretaria Estadual de Cultura foram deslocados para atender ao público entre 8h e 17h. Por meio de uma licitação, o governo contratará uma empresa privada para gerir o serviço, permitindo o retorno dos servidores a seus locais de origem. O processo deve durar no máximo 30 dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil