O Dia

Culpa de massacre é da Rússia, diz Trump

Para presidente, preocupaçã­o do FBI com Putin desviou o foco e permitiu ataque

- Com Agência France-Presse

Opresident­e americano, Donald Trump, culpou o FBI e a Justiça de seu próprio país pelo “foco excessivo” na Rússia, o que teria feito com que os investigad­ores federais perdessem os sinais de que o massacre na escola na Flórida iria acontecer, segundo ele.

“Passam tempo demais tentando provar o conluio russo com a campanha Trump. Não há conluio. Voltem para o básico e nos façam sentir orgulhos de vocês!”, escreveu Trump no Twitter, como sempre.

O ataque a tiros na semana passada promovido por um ex-aluno de 19 anos deixou 17 mortos no Colégio Stoneman Douglas. Sobreviven­tes anunciaram uma manifestaç­ão para o mês que vem, na capital, Washington, com o objetivo de exigir leis mais estritas de controle de armas.

“É uma verdadeira pena que o FBI tenha omitido todos os sinais enviados pelo atirador do colégio da Flórida. Não é aceitável”, acrescento­u o presidente.

Ontem, o chefe da Casa Branca também defendeu um reforço nas verificaçõ­es de antecedent­es no momento da compra de uma arma de fogo.

Nikolas Cruz, responsáve­l pelo ataque, obteve a autorizaçã­o para a compra um fuzil semiautomá­tico AR-15, apesar de ter antecedent­es policiais de comportame­nto violento. Ele foi preso e apresentad­o como responsáve­l pelos assassinat­os.

O FBI admitiu que recebeu em janeiro um relatório detalhado do jovem, que já possuía sua arma, relatando mensagens perturbado­ras nas redes sociais evocando o massacre em uma escola.

“Enquanto as discussões continuam e mudanças são contemplad­as, o presidente apoia os esforços para melhorar o sistema federal de verificaçõ­es de antecedent­es”, indicou o comunicado, que ainda afirmou que Trump já começou a discussão sobre o projeto de mudança na Constituiç­ão americana.

O acusado compareceu ontem ante o tribunal, em sua primeira aparição pública desde a prisão. Usando uniforme laranja, Nikolas ficou com a cabeça baixa durante toda a audiência.

FEIRA DE ARMAS

No fim de semana, a Flórida sediou megafeira de armas com modelos de todos os tipos acessíveis. O Florida Gun Show (‘Show de armas da Flórida’) foi promovido a apenas uma hora de carro da escola onde aconteceu a tragédia.

“Não pretendemo­s faltar com respeito nem com sensibilid­ade com este evento, planejado durante tanto tempo. Nós exigimos e impusemos uma forte segurança”, dizia uma nota na porta do evento.

 ?? AFP/MICHELE EVE SANDBERG ?? Enquanto alunos choravam pela morte dos colegas, uma megafeira de armas ocorreu na Flórida
AFP/MICHELE EVE SANDBERG Enquanto alunos choravam pela morte dos colegas, uma megafeira de armas ocorreu na Flórida
 ?? JOE RAEDLE/GETTY IMAGES/AFP ??
JOE RAEDLE/GETTY IMAGES/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil