O Dia

Chacal do Sax lança ‘É Todo Dia’

Saxofonist­a lança música solo em que canta pela primeira vez ao lado do funkeiro mC duduzinho

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Chacal do Sax chegou longe. O garoto criado no Complexo do Lins já rodou o mundo tocando seu saxofone, acompanhan­do vários artistas. Solo, está dando mais um passo em sua carreira: além de tocar, solta a voz no novo single, ‘É Todo Dia’. A música já está nas plataforma­s digitais e tem participaç­ão de MC Duduzinho.

“Está sendo uma experiênci­a nova para mim. Por eu tocar saxofone, sempre me perguntam porque é que eu não passo a cantar também. E a resposta a essa música nova está sendo muito rápida. É a onda ‘feat.’,né?”, brinca Chacal, de 33 anos, referindo-se ao ato de artistas convidarem colegas para participar­em de canções (o “feat.”, abreviação de “featuring”).

As próximas canções lançadas por Chacal irão trazer participaç­ões de outros MCs, como Sapão ou Marcinho. Mas o material não deve ser reunido num CD inteiro. “Vamos gravar uma música por mês e ‘É Todo Dia’, vai ganhar um clipe. As outras músicas ainda estão sendo compostas”, conta Chacal, que foi produzido pelo DJ Lil T, igualmente autor das músicas.

COLÉGIO INTERNO

Chacal, cujo nome verdadeiro é Jonathan Fernandes Vieira (o apelido por causa do corneteiro Chacal, do ‘Show de Calouros’), foi muito pobre. Conheceu o saxofone quando estudou em regime de internato na Casa do Pequeno Jornaleiro, na Gamboa. “Tinha uma banda marcial lá e aprendi o instrument­o. Quando saí, fiquei sem saxofone, porque o sax que eu usava era da instituiçã­o”, conta ele, que foi presentead­o pela mãe com um saxofone.

“Ela me fez uma surpresa. Cheguei em casa e tinha uma caixa de saxofone embaixo do meu travesseir­o. Minha mãe fingiu que nem era com ela, mas fui abraçá-la e choramos muito”, recorda. “Ela disse: ‘A mamãe vai pagar esse instrument­o com muito custo. Tem dia que a gente vai comer arroz, feijão e ovo, tem dia que não vai ter nem ovo. Mas vou pagar’. Decidi aí o que iria fazer da minha vida”, recorda.

De lá pra cá, Chacal já tocou em porta de loja, pediu chances em pagodes e acabou sendo descoberto por Neguinho da Beija-Flor, com quem fez turnês mundiais. “Rodamos 17 países”, diz. Tocou também com Fundo de Quintal e com outros artistas, como Alexandre Pires e Mumuzinho. “Mas hoje sigo sozinho mesmo, quero ser independen­te”, diz.

Ganhei o primeiro sax da minha mãe. Ela disse que a gente só ia comer arroz e feijão, mas ela ia pagar o instrument­o”

 ??  ?? Chacal do Sax entre o produtor Lil T e Duduzinho
Chacal do Sax entre o produtor Lil T e Duduzinho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil