O Dia

Drag queen Vanessa Du Matu, famosa na Baixada Fluminense, ganha a telona em documentár­io

-

Uma figura para lá de irreverent­e e conhecida na Baixada Fluminense acaba de ganhar um documentár­io. A drag queen Vanessa Du Matu, de Nova Iguaçu, vivida pelo ator Tiago Costa, de 33 anos, foi parar na tela grande. A produção, que tem cerca de seis minutos de duração, conta como foi o surgimento do emblemátic­o personagem.

Segundo ele, Vanessa du Matu nasceu quando amigos resolveram fazer uma festa junina onde os homens iriam de mulher e as mulheres deviam ir de homem. “Eu comecei a pensar que roupa eu ia usar e como tudo ia ser. Coloquei um vestido de chita, um cabelo black power e flor na cabeça. No dia deu tudo certo e todo mundo gostou do resultado da produção que eu mesmo fiz”, relembra Tiago.

O sucesso foi tanto que meses depois o ator foi convidado para apresentar um evento com o traje feminino, assim como havia acontecido na festa dos amigos. “Me perguntara­m qual era o nome. Não tinha. Comecei a pensar em um nome. Foi quando um amigo disse que eu estava parecendo a Vanessa da Mata e um outro brincou dizendo: Só se for do mato né? Pronto. Eu achei um máximo e o nome ficou Vanessa du Matu”, conta.

Tiago diz que o sucesso aconteceu sem intenção e não acreditava que a drag queen iria agradar. “Não imaginava porque, quando montei o personagem, não foi pensando em algo permanente, era só para um momento de diversão. Mas, sem que eu me desse conta, a Vanessa se tornou real e é um dos tipos que mais marcaram a minha carreira até hoje. É muito bom emprestar meu corpo a esta figura que leva alegria. Sinto que cada um de nós tem a possibilid­ade de mudar o mundo e a minha é através de algo que eu amo, a minha arte”, destaca, acrescenta­ndo que o documentár­io mostra a ‘montagem’ de Vanessa du Matu e todo o processo pode ser visto no link: https://www.you-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil