O Dia

Assessores parlamenta­res são exonerados por trocar figurinhas em sessão da Alerj.

Assessores que trocavam cromos em plenário são exonerados. Cidinha classifica como ‘covardia’

- NADEDJA CALADO nadedja.calado@odia.com.br

Afebre das figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2018, que já havia tomado casas, ruas, shoppings e as redes sociais com torcedores ávidos por completar as coleções, chegou até mesmo à Alerj. Na Casa Legislativ­a, porém, a opinião pública acabou com a brincadeir­a: foram exonerados dois assessores parlamenta­res flagrados trocando figurinhas no plenário.

Fotos e um vídeo mostram os funcionári­os se divertindo enquanto a deputada Martha Rocha (PDT) dava seu voto sobre um projeto que discutia se policiais civis podem dar aulas enquanto estão na instituiçã­o. As identidade­s dos profission­ais, que trabalhava­m nos gabinetes dos deputados Carlos Osório (PSDB) e Tio Carlos (SDD), não foram reveladas.

Ao DIA, o deputado Carlos Osório falou sobre o ocorrido. “Esse tipo de comportame­nto é inadequado e inaidentie ceitável. Já ficamos o assessor ele foi exonerado por determinaç­ão minha”, afirmou. Entre os deputados, porém, a decisão dividiu opiniões.

No plenário, a depuCampos tada Cidinha (PDT) discursou sobre o assunto. “Coisa muito mais grave acontece nesse plenário e ninguém é sacrificad­o, porque tem um mandato. Os rapazes não estavam fazendo nada criminoso, eles não são obrigados a ficar ouvindo um monte de discursos chatos, vão morrer se ficarem o tempo todo ouvindo isso”, argumentou ela, que ainda classifico­u a decisão das exoneraçõe­s como “covardia”. No Twitter, o deputado Marcelo Freixo (Psol) também alfinetou: “Grave é trocar figurinhas com a Fetranspor”.

Nas redes e nas ruas, a situação também dividiu opiniões. “É uma falta de respeito, ainda mais absurdo se você considerar a situação do Rio atualmente. Quando eu troco no trabalho, é sempre na hora do almoço. É importante separar as coisas”, opinou a analista digital Thayanne Porto, 23. A estudante Gabrielle Nunes, 27, ficou em dúvida: “Eles não deveriam fazer isso, mas acho que todo mundo já passou por uma situação parecida. Muitas pessoas, inclusive deputados ficam no celular ou outras coisas durante a sessão e não são exonerados”, comentou.

A princípio, no Twitter, a Alerj negou que o episódio tivesse ocorrido durante uma sessão. “A troca de figurinhas não é justificáv­el, mas aconteceu durante um inter- valo da sessão dessa quarta-feira que durou mais de 1h”, diz a publicação inicial. Após a divulgação do vídeo que mostra a movimentaç­ão no auditório, porém, a Casa confirmou, em nota, que o flagra aconteceu durante uma votação.

Para a professora e coordenado­ra acadêmica da FGV, Anna Cherubina, é importante que a questão seja tratada com seriedade. “Eu diria que isso é um retrato do descaso e falta de comprometi­mento. A punição foi necessária para que haja limites, esse descaso não é aceitável”, afirmou a especialis­ta.

 ?? MONTAGEM / WHATSAPP O DIA (98762-8248) ?? Assessores parlamenta­res foram flagrados durante votação. Álbum reúne muita gente em vários lugares para a troca das figurinhas
MONTAGEM / WHATSAPP O DIA (98762-8248) Assessores parlamenta­res foram flagrados durante votação. Álbum reúne muita gente em vários lugares para a troca das figurinhas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil