O Dia

MORO MANDA PRENDER LULA

Juiz Sérgio Moro determina que ex-presidente se apresente à Polícia Federal em Curitiba, às 17h de hoje, para começar a cumprir pena de 12 anos por caso do triplex

-

Em decisão polêmica, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de ontem. Conforme o despacho, o ex-presidente terá até as 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal. No dia anterior, o STF negou concessão de habeas corpus ao petista. Uma cela especial para ele já foi preparada na sede da PF, em Curitiba. Depois de saber da determinaç­ão de Moro, Lula foi para o Sindicato dos Metalúrgic­os, em São Bernardo do Campo (SP), onde se concentrar­am milhares de simpatizan­tes, gritando palavras de ordem contra sua detenção. Em outros estados, houve manifestaç­ão a favor e contra a prisão.

Um absurdo. Essa prisão é um sonho de consumo do juiz”

Lula, sobre a decisão de Moro VOTAÇÃO DE LIMINAR NA QUARTA PODE BENEFICIAR PETISTA MORO DETERMINA QUE EX-PRESIDENTE NÃO PODE SER ALGEMADO

Os mecanismos da Justiça funcionara­m com rapidez excepciona­l ontem no caminho entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sérgio Moro. Entre a decisão que negou o habeas corpus de Lula, definida na madrugada de quinta-feira, e o momento em que o magistrado determinou a prisão do ex-presidente não se passaram mais do que 16 horas.

No caminho, a decisão passou pelo TRF-4, que emitiu ofício dirigido à 13ª Vara, às 17h31 de ontem, orientando a Moro que “deve ser dado cumpriment­o à determinaç­ão de execução da pena”. No ofício, foram citadas as decisões tomadas pelo STJ e STF: “Foram denegadas as ordens por unanimidad­e e por maioria, sucessivam­ente, não havendo qualquer óbice à adoção das providênci­as necessária­s para a execução”. Na noite anterior à ordem de prisão, o Supremo negara o benefício da liberdade ao petista por 6 votos a 5.

Às 17h50, 19 minutos depois, foi registrado oficialmen­te o despacho de Moro com a ordem de prisão. Em três páginas, o magistrado determina que se emitam os mandados de prisão contra Lula e mais dois acusados no processo do triplex do Guarujá.

Lula, seus aliados e todo o mundo político e jurídico foram pegos de surpresa, porque ainda há recursos que podem ser interposto­s pela defesa no TRF-4, os chamados embargos dos embargos. Moro, em seu despacho, chegou a citar essa possibilid­ade. “Hipotético­s embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatór­ia e que deveria ser eliminada do mundo jurídico”.

O magistrado determinou que Lula se apresente “voluntaria­mente” à Polícia Federal em Curitiba até 17h de hoje. Na capital paranaense, já está pronta uma cela para o petista.

Foi preparada para receber Lula, por ordem do juiz, uma sala reservada, “espécie de Sala de Estado Maior”, na sede da Superinten­dência da Polícia Federal em Curitiba. A ideia é que ali o ex-presidente inicie o cumpriment­o de sua pena - 12 anos e um mês de reclusão pelos crimes pelos quais foi condenado, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Moro reconheceu a “dignidade do cargo ocupado” por Lula, e afirmou que ele não usará algemas e ficará separado dos demais presos,”sem qualquer risco para a integridad­e moral ou física”.

Advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, em nota, disse que a decisão de Moro é “incompatív­el com a garantia da presunção da inocência”, já que ainda não haviam sido esgotadas as possibilid­ades de recursos no TRF-4. Martins afirmou que a defesa ainda não foi sequer intimada sobre a decisão da sessão de 23 de março, quando um recurso de Lula foi negado.

Entre os aliados de Lula, a pressa de Moro foi vista como tentativa de evitar mobilizaçõ­es contra o pedido de prisão, esperado para a semana que vem ou depois. E ainda uma reação a um recurso impetrado pelo advogado que representa o Partido Ecológico Nacional, para que o STF examine a prisão em segunda instância (veja ao lado).

Moro preparou sala na sede da Polícia Federal em Curitiba para o cumpriment­o da pena de Lula

 ??  ??
 ??  ?? Simpatizan­tes do ex-presidente se concentrar­am à frente do Sindicato dos Metalúrgic­os, em São Bernardo do Campo (SP)
Simpatizan­tes do ex-presidente se concentrar­am à frente do Sindicato dos Metalúrgic­os, em São Bernardo do Campo (SP)
 ??  ??
 ?? AFP ?? Lula: petista se reuniu com aliados à tarde e depois foi para o Sindicato dos Metalúrgic­os para avaliar a ordem de prisão expedida por Moro
AFP Lula: petista se reuniu com aliados à tarde e depois foi para o Sindicato dos Metalúrgic­os para avaliar a ordem de prisão expedida por Moro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil