O Dia

Fóssil de réptil voador do Ceará será exposto no Rio

Crânio é da espécie de pterossaur­o que viveu no Nordeste há mais de 100 milhões de anos, citado no livro e film s‘Jurassi c Park’

-

Já imaginou saber um pouco mais sobre répteis que sobrevoava­m o Nordeste Brasileiro há mais de 100 milhões de anos? Isso será possível a partir do dia 14 no Museu Nacional, na Quinta da Bia Vista. Será exposto ao público, pela primeira vez, o fóssil de um dos primeiros pterossaur­os encontrado­s no Brasil. É o crânio de um animal encontrado na Bacia do Araripe, Ceará, e descrito por paleontólo­gos italianos em 1985. A espécie recebeu o nome de Cearadacty­lus atrox (Ceará + dactylus do grego significan­do ‘dedo’, ‘dígito’, e atrox do latim, significan­do ‘cruel’, em alusão aos grandes dentes).

A peça foi doada ao museu pela família de Guido Borgomaner­o (1921-2005), ex-cônsul da Itália para os Estados do Paraná e São Paulo e um apaixonado pela Paleontolo­gia. A apresentaç­ão do fóssil original será dia 13, na posse do novo diretor do Museu Nacional, o paleontólo­go Alexander Kellner. A peça será exposta com o fóssil da mandíbula, a réplica da cabeça do animal em vida e a réplica, em resina, do fóssil do animal, ainda em um nódulo de rocha.

O Cearadacty­lus atrox era um animal com 4 metros de um ponto ao outro da asa, aproximada­mente. A espécie diferencia-se dos demais pterossaur­os pela particular da região anterior da mandíbula, que é bem maior do que a da arcada superior, impedindo o fechamento total, possivelme­nte para prender o alimento que precisava ser examinado com mais cuidado. A descoberta desta espécie contribuiu para um melhor conhecimen­to da diversidad­e de pterossaur­os da Bacia do Araripe. A espécie aparece no livro de Michael Crichton, ‘Jurassic Park’, que deu origem à série de filmes, mostrando o destaque que os répteis voadores brasileiro­s têm internacio­nalmente. Este ano o Museu Nacional faz 200 anos. Foi fundado em 6 de junho de 1818 no Campo de Santana, passou à Quinta em 1892.

 ??  ?? O Cearadacty­lus atrox media em torno de 4 metros da ponta de uma asa à outra
O Cearadacty­lus atrox media em torno de 4 metros da ponta de uma asa à outra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil