O Dia

Megavazame­nto

Facebook admite que teve informaçõe­s de 87 milhões de usuários liberadas. No Brasil, foram mais de 400 mil

-

OBrasil ficou entre os dez principais território­s que foram afetados pela questão, mas no ranking de países mais afetados os Estados Unidos lideram, com 70 milhões de usuários, seguido pelas Filipinas e a Indonésia, que tiveram informaçõe­s de mais de 1 milhão de contas vazadas. Ao todo, dados de pelo menos 87 milhões de usuários da rede social podem ter sido obtidos pela consultori­a, a partir de um quiz feito pelo pesquisado­r Aleksandr Kogan.

É a primeira vez que o Facebook revela quais foram os países mais afetados pelo uso indevido de aplicativo­s para a obtenção de dados pessoais pela consultori­a. A informação surgiu em uma atualizaçã­o do post feito por Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, sobre as mudanças promovidas pela rede social em seus termos de uso e política de privacidad­e. Segundo Schroepfer, os usuários que foram afetados serão avisados a partir de segunda-feira.

A empresa de inteligênc­ia digital Cambridge Analytica coleta e relaciona dados para ações de marketing digital feitas por companhias e políticos. No caso de Donald Trump, foram usados os dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook, na tentativa de beneficiar a campanha eleitoral do presidente americano em 2016.

Atingir o objetivo só foi possível graças a uma parceria com outra empresa, a Global Science Research, liderada por Aleksandr Kogan.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil