O Dia

É HORA DAS QUADRILHAS TEMÁTICAS

Grupos de vários cantos do Rio vão interpreta­r temas que vão desde fé até homenagem à Rússia

- De Aline Cavalcante e dos estagiário­s Felipe Rebouças e Luana Dandara

Com o início das festas juninas, os grupos de danças típicas começam a sua maratona para se apresentar em diversos pontos do estado. Vários deles têm enredo próprio, semelhante a escolas de samba.

Festa junina está muito além das brincadeir­as típicas e dos quitutes. A comemoraçã­o, a cada ano, recebe um toque especial, com apresentaç­ões de quadrilhas mais elaboradas e temáticas criativas, quase como enredos de escolas de samba. E nesse ano, pelo Rio, não vai faltar criativida­de dos grupos, que prometem um verdadeiro espetáculo com temas que vão desde a fé até uma homenagem à Rússia, sede da Copa do Mundo.

A quadrilha Tucanada, de Vicente de Carvalho, se inspirou na música ‘Pagode Russo’, de Luiz Gonzaga, para trazer o tema do Mundial às festividad­es juninas. “A ideia tive há anos, mas achamos o gancho perfeito da Copa do Mundo, juntar a alegria do futebol com a energia da dança”, contou o presidente da quadrilha, Arthur Franco.

Fundada em 1992, a Tucanada volta à cena carioca após dez anos de intervalo. “Vamos trabalhar o balé russo, a dança cossaca, e claro as coreografi­as de quadrilha. No fim, fecharemos com a clássica vinheta do futebol. Queremos ganhar o campeonato e ver o Brasil levando a taça”, disse Arthur. A quadrilha se apresenta sábado, na Paróquia São Vicente de Paulo e disputa no dia 16 o concurso da Federação Independen­te dos Grupos de Dança de Quadrilhas do Rio (Figdquerj), em Pilares.

De sábado até terça-feira, também será realizada em Duque de Caxias, a festa de Santo Antônio, com apresentaç­ões de duas quadrilhas por noite. No dia 17, estreia da seleção brasileira, um telão será colocado na quadra da Império do Gramacho para juntar festa junina à Copa.

E em uma das quadrilhas mais tradiciona­is do Rio, a fé será o tema. O Pavilhão do Gonzagão promete exaltação às crenças. “Vamos trazer a questão do divino, do crer em algo para vencer as adversidad­es, independen­te da religião”, explicou Douglas Amaral, presidente da Gonzagão. A estreia da quadrilha será dia 15 de junho, na Feira de São Cristóvão.

Para chegar na definição de um tema de quadrilha, o que não falta é imaginação. “Procuramos contribuir e falar de assuntos do momento. Já falamos sobre respeito às diferenças, olimpíadas, mas sempre mantendo elementos tradiciona­is da quadrilha”, afirmou Wagner Bastos, agente junino da Baixada.

Na Quadrilha Festejo Junino, de Santa Cruz da Serra, em Caxias, a ideia é levar o público para conhecer as festas populares de todo país— de Blumenau ao Amazonas— com um casal de idosos como protagonis­tas. Eles percorrem locais como a Avenida Paulista, o Galo da Madrugada e até o Réveillon de Copacabana, com adereços das cores da bandeira nacional.

Nas quadrilhas infantis, o tom é lúdico. “Brincamos com a magia, a fantasia do universo infantil, porém levando uma mensagem”, ponderou Ricardo Paulino, pre- sidente da Corações Unidos que este ano aborda o Estatuto da Criança e do Adolescent­e. Histórias de crianças que sofrem exploração do trabalho farão parte da apresentaç­ão. “Alguma situações reais serão encenadas, mas daremos um desfecho feliz”.

Procuramos contribuir e falar de assuntos do momento, mas sempre mantendo elementos tradiciona­is da quadrilha WAGNER BASTOS, agente junino da Baixada

 ?? FERNANDA DIAS ??
FERNANDA DIAS
 ?? DIVULGAÇÃO FERNANDA DIAS ?? Quadrilha Gonzagão do Pavilhão exaltará as crenças independen­te das religiões
DIVULGAÇÃO FERNANDA DIAS Quadrilha Gonzagão do Pavilhão exaltará as crenças independen­te das religiões
 ??  ?? Quadrilha Tucanada, fundada em 1992, em Vicente de Carvalho, vai homenagear a Rússia, sede da Copa
Quadrilha Tucanada, fundada em 1992, em Vicente de Carvalho, vai homenagear a Rússia, sede da Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil