O Dia

Rio Zoo vai se transforma­r em um bioparque e animais vão poder ficar soltos após reformas

Animais ficarão soltos após reforma de R$ 65 milhões, que deve durar dois anos

- MARIA INEZ MAGALHÃES minez@odia.com.br

Bichos soltos, humanos ‘presos’. O RioZoo, na Quinta da Boa Vista, vai virar um bioparque com conceito de enclausura­mento inverso e ambientes similares ao habitat natural dos animais, por onde as pessoas vão circular em túneis, passarelas e barcos. As obras começaram ontem, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a demolição simbólica do recinto de aves aquáticas, espaço de cerca de 200 m².

Durante as obras, o Jardim Zoológico abrirá ao público sexta, sábado, domingo e feriado, com algumas interdiçõe­s. O custo é de R$ 65 milhões, com investimen­tos 100% privados, e a construção vai durar dois anos. A estimativa do Grupo Cataratas, responsáve­l pelo zoo, é de que 1,3 milhão de pessoas por ano visitem o espaço após as obras. “Saem as grades e entram recintos abertos, as biosferas, com integração de espécies e uso de barreiras naturais”, explica o presidente do Grupo Cataratas, Bruno Marques.

O novo Zoo terá seis grandes biosferas que representa­rão ecossistem­as, como Floresta Tropical e Savana Africana. O passeio começa pela Biosfera das Aves, um grande viveiro com cerca de três mil m², que reunirá mais de 100 espécies. Para os visitantes mais aventureir­os, há também a opção de um circuito de arvorismo dando a sensação de estar em uma verdadeira floresta tropical.

Seguindo o trajeto, o visitante chega à Biosfera dos Répteis e Insetos, ambientes com rica vegetação onde se vê tartarugas, cobras e jacarés. Os felinos e caninos também terão um espaço, com mais de 7 mil m², com leões, onças, tigres e lobos-guarás, onde o visitante ficará enclausura­do observando os animais através de grandes túneis de vidro.

Os maiores animais terrestres poderão ser observados nadando em grandes tanques cujo acesso se dará por mirantes e por meio de túneis e aquários de acrílico na Biosfera dos Elefantes. O espaço terá quedas d’água, além de passarelas com visão 360 graus para o público. Ursos e animais marinhos também terão seus espaços com lagos e tanques transparen­tes. O balé aquático dos pinguins promete ser uma experiênci­a inesquecív­el.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Recinto de aves aquáticas foi demolido ontem para início das obras
DIVULGAÇÃO Recinto de aves aquáticas foi demolido ontem para início das obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil