O Dia

Nicarágua já soma 134 mortes em revolta

- > Manágua, Nicarágua

Pelo menos 134 pessoas morreram como resultado da repressão violenta na Nicarágua contra manifestan­tes anti-governo que tomaram as ruas desde 18 de abril, informou um grupo humanitári­o.

Grupos armados, conhecidos como “turbas”, atacaram na quarta-feira à noite jovens manifestan­tes que queriam fechar o tráfego na cidade de Chinandega, capital do departamen­to de mesmo nome, que se conecta a um dos postos de fronteira com Honduras, segundo a imprensa local.

Os três jovens foram atingidos por balas e morteiros durante o ataque. Entre as vítimas está um estudante da Universida­de Autônoma da Nicarágua (Unan) da cidade de León, José Casco, que veio para apoiar os manifestan­tes de Chinandega.

Os protestos contra o governo de Daniel Ortega se agravaram esta semana com bloqueios nas estradas em quase todo o país.

O presidente concordou em se reunir com os bispos da Conferênci­a Episcopal para discutir a possibilid­ade de retomar o diálogo que os religiosos estavam mediando desde maio, e que foi suspenso devido à recusa do governo em cessar a repressão contra os manifestan­tes.

A Anistia Internacio­nal (AI) assinalou em um comunicado publicado no México que o presidente Daniel Ortega “não mostrou a menor inclinação para acabar com sua política sistemátic­a de repressão violenta que já cobrou mais de 100 vidas em menos de dois meses, com um saldo que sobe a cada dia”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil