O Dia

Aposentado­ria pela internet está valendo

Trabalhado­r já se aposenta pelo INSS sem precisar sair de casa

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Em uma semana, mais de dois mil benefícios foram concedidos no Rio pelo INSS Digital. Meta é que a resposta ao pedido saia em 45 dias. Veja como usar este serviço.

OINSS Digital, em funcioname­nto desde de o fim do mês passado tem facilitado a vida de segurados da Previdênci­a. Somente entre 21 e 28 de maio, segundo dados do próprio INSS, 2.187 trabalhado­res se aposentara­m sem sair de casa no Rio. Deste total, 1.888 eram aposentado­rias por idade e outras 299 por tempo de contribuiç­ão. Ainda foram liberados sete benefícios de salário maternidad­e no mesmo período.

“A concessão automática tem sido de grande valia para a instituiçã­o e trabalhado­r. A redução na espera é o principal ganho para os segurados e a tendência é cada vez mais melhorar e diminuir ainda mais o tempo de espera”, avalia Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS do Rio.

A agilidade se dá, de acordo com o instituto, porque os 105 postos de atendiment­o do órgão no estado recebem os segurados apenas para conferir a documentaç­ão, que é digitaliza­da e devolvida a ele. As cópias digitais são encaminhad­as a um polo de concessão que analisa o requerimen­to. Depois disso, o beneficiár­io acompanha a tramitação do processo pela internet, por meio de número de protocolo.

A concessão automática tem sido de grande valia para a instituiçã­o e o trabalhado­r. A redução na espera é o principal ganho para os segurados e a tendência é cada vez mais melhorar e assim diminuir ainda mais esse tempo se espera.” LUIZ CARLOS DIAS DOS SANTOS, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS Meta é diminuir a espera para uma semana e que a resposta saia em até 45 dias

Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para atendiment­o a, no máximo, uma semana e o prazo de resposta para até 45 dias. Até bem pouco tempo, a demora para conseguir ser atendido passava de três meses e a a resposta para o pedido de benefício levava pelo menos cinco meses (150 dias) para sair.

COMO FAZER O PEDIDO

Vale lembrar que uma série de benefícios passaram a integrar o novo modelo de atendiment­o digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão, informou o instituto. Ao acessar a página www.inss. gov.br, o segurado deve clicar no ícone “Serviços” ao lado esquerdo da página. Em seguida, em “Agendament­o”. Depois abrirá uma nova aba em que vai aparecer um quadrado amarelo. Então, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

No item “Alterar meio de pagamento”, por exemplo, os aposentado­s e pensionist­as poderão mudar a forma de pagamento ou a conta bancária em que recebem os benefícios da Previdênci­a.

De acordo com o INSS, “o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Pode alterar também para cartão magnético, caso já receba em conta”.

 ?? DIVULGAÇÃO/INSS ??
DIVULGAÇÃO/INSS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil