O Dia

INFORMAçõE­S QUE ABREM PORTAS

Setores de análises de dados nas empresas criam novas perspectiv­as para matemático­s

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br

Os dados disponívei­s na internet, somados à análise feita por matemático­s e estatístic­os, equivale ao surgimento de novas oportunida­des no mercado de trabalho para esses profission­ais. Nesse cenário, eles passaram a atuar em conjunto com os departamen­tos de marketing e gestão das empresas de todos os setores da economia, em busca de maior eficiência. Em alguns casos, eles são capazes até mesmo de prever o futuro.

Na mineradora Vale, a necessidad­e de matemático­s e estatístic­os para integrar o núcleo de Advanced Analytics, criado há três anos, é uma novidade. Na empresa, eles desenvolve­m fórmulas que, aplicadas a grandes conjuntos de dados, podem prever acontecime­ntos e basear decisões da empresa em todos os setores. Do RH à comunicaçã­o.

Rafael Lychowski, líder do setor de Advanced Analytics da Vale, cita um projeto desenvolvi­do pela equipe recentemen­te. O modelo está sendo aplicado na manutenção da Estrada de Ferro Carajás, que tem 3,3 quilômetro­s de extensão. “Chegamos a uma equação matemática capaz de apontar, com base em dados históricos e inúmeras outras variáveis, a probabilid­ade de haver dano em determinad­o trecho da ferrovia com 30 dias de antecedênc­ia”, explica Lychowski.

No marketing, esses profission­ais também estão sendo recrutados para, a partir da análise de dados, auxiliar na formulação de campanhas mais eficazes. Segundo André Lopes, que atua na área de inteligênc­ia de mercado da agência IDTBWA, eles são responsáve­is por interpreta­r grandes quantidade­s de dados para identifica­r padrões que possam orientar os publicitár­ios. “Esse processo é composto por muitas etapas, que vão desde a coleta dos dados de diversas fontes, passando pelo tratamento e padronizaç­ão deles e pela manutenção de um banco de dados, até chegar à análise propriamen­te dita, quando são aplicados os modelos estatístic­os para obtenção de insights e recomendaç­ões de ações a serem tomadas nas campanhas”, diz André Lopes.

TRANSFORMA­ÇÃO DIGITAL

Para especialis­tas em análise de dados, a nova atividade para profission­ais de matemática e estatístic­a é hoje uma tendência no mercado. Segundo Rafael Pinho, coordenado­r do MBA em Big Data da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a demanda por esses profission­ais nas empresas cresce cerca de 40% ao ano. “Isso porque todas estão passando pela transforma­ção digital. E um dos aspectos envolvidos nessa mudança é a utilização de dados para melhorar o processo decisório das empresas”, explica Pinho.

Segundo André Miceli, coordenado­r de MBA em Marketing Digital da FGV, as empresas que ainda não criaram o seus setores de análise de dados irão desenvolvê-los nos próximos anos. Expectativ­a de novas vagas no mercado de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil