O Dia

OS RISCOS DO FIES

-

Os estudantes que não conseguem passar para alguma universida­de pública e gratuita têm no Fundo de Financiame­nto Estudantil (Fies) a saída para ingressar no Ensino Superior. O que deveria ser uma solução, no entanto, pode se transforma­r numa grande dor de cabeça. O site G1 mostrou que quase metade dos jovens que fizeram crédito, mais precisamen­te 40% deles, estão com pagamentos atrasados há pelo menos 90 dias.

Talvez por isso, o novo Fies tenha preenchido somente algo em torno de um terço das vagas financiada­s pelo governo, 35.866. Como se vê, o estudante que pensa em fazer esse tipo de financiame­nto deve fazer as contas com muita atenção para evitar criar para si uma dívida que não conseguirá pagar.

A modalidade contratada junto a bancos privados, chamada P-Fies, que tinha previsão de 210 mil vagas neste ano, preencheu até agora somente 800, de acordo com o diretor-executivo da As- sociação Brasileira de Mantenedor­as do Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas.

Segundo Sólon, parte da baixa adesão ao P-Fies se deu por fatores econômicos. Com os altos índices de desemprego, os estudantes não conseguem assumir dívidas, em parte porque as regras e os sistemas ainda estavam sendo adequados para a oferta das vagas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil