O Dia

Funcionári­o de solo rouba avião, sobrevoa a cidade fazendo piruetas no ar e joga aeronave na água

Noite de tensão e medo nos céus de Washington

- > Washington, Estados Unidos

Um homem de 29 anos de uma companhia aérea roubou um bimotor não tripulado, em Seattle, no Estado de Washington, e fez acrobacias com o avião por 48Km, um Bombardier Q400, antes de cair na baía de Puget Sound, provocando tensão e medo nos moradores, que temiam que fosse um ato terrorista. A polícia local descartou essa hipótese e afirmou que o rapaz, um funcionári­o de pista da companhia Alaska Airlines, agiu sozinho e tinha tendência suicida.

Mike Ehl, diretor de operações de aviação do aeroporto de Seattle-Tacoma informou que o homem “teve acesso legítimo” ao avião com capacidade para cerca de 80 pessoas, da companhia Horizon, filial da Alaska. “Não houve violação da segurança”, afirmou.

O homem, que na gravação de conversa com a torre de controle, identifica-se como Rich, ou Richard, era do tipo calado, contou um colega de trabalho ao jornal “The Seattle Times”.

“Até onde sabemos, ele não tinha licença de piloto. Um avião comercial é uma máquina complexa, não tenho ideia de onde ele ganhou essa experiênci­a”, disse o presidente da Horizon Airline, Gary Beck.

“Comecei a filmar porque me pareceu estranho”, contou John Waldron, responsáve­l pelo vídeo, publicado no Twitter.

O avião se dirigiu, em seguida, à ilha de Ketron. Foi quando Waldron deixou de gravar e correu para se proteger. “Quando olhei para trás, vi um clarão e, em seguida, fumaça”, contou.

Rick Christenso­n, supervisor de operações da companhia, o descreveu como um homem calado, mas disse que era “muito querido” por seus colegas. Da casa de seu primo, Christenso­n viu o avião passar a pouco mais de 150 metros de distância. “Voava de forma muito estranha, muito radical”, disse. De repente, lançou o avião em direção à água.

 ?? AFP ?? Imagem do avião fazendo um circuito aéreo invertido sobre Puget Sound antes de se jogar na água
AFP Imagem do avião fazendo um circuito aéreo invertido sobre Puget Sound antes de se jogar na água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil