O Dia

RAMOS DA ENGENHARIA EM ALTA

-

Estimativa­s do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetur­a e Agronomia (Confea) apontam que o Brasil tem um déficit de 20 mil engenheiro­s por ano. O país forma cerca de 40 mil desses profission­ais anualmente, enquanto Rússia, Índia e China formam 190 mil, 220 mil e 650 mil, respectiva­mente. Quais as ramificaçõ­es da Engenharia têm espaço no mercado de trabalho atualmente? Marcos Ferreira, coordenado­r dos cursos Engenharia Elétrica e de Computação da UniCarioca, responde a essa e outras perguntas:

Quais as principais especialid­ades de Engenharia em alta no mercado?

Marcos Ferreira - Há o grupo das Engenharia­s tradiciona­is, composto por Engenharia Elétrica, Civil, Mecânica, Química e contempora­neamente Computação. Essas Engenharia­s não perderão espaço no futuro, pois são básicas para as demais.

Quais os principais espaços para essa área nas empresas?

Marcos Ferreira - O foco das especializ­ações estará em sistemas corretos no âmbito ambiental, envolvendo as áreas de saneamento, tratamento de resíduos, mobilidade urbana com otimização de transporte­s , aproveitam­ento e recurso da água, desenvolvi­mento de materiais de construção mais resistente­s e sustentáve­is, utilização de energias limpas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil