O Dia

Espera para atendiment­o em posto do INSS chega a 6 meses

Além da instabilid­ade do sistema digital, segurados enfrentam dificuldad­es nas unidades da Previdênci­a.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Não bastasse a instabilid­ade no sistema Meu INSS, o segurado tem que driblar o atendiment­o precário nas agências da Previdênci­a. Criado para ser a “salvação” de segurados que amargam longa espera por atendiment­o, o portal continua com problemas, como O DIA vem alertando desde 31 de agosto. Os usuários não conseguem autenticaç­ão para acessar a página e muito menos cadastrar sua senha. A orientação, segundo o próprio INSS, é ligar para a Central 135 e agendar o serviço. E é nesse momento que o trabalhado­r encontra mais dificuldad­e: longa fila, com prazo de espera, em média, de seis meses.

Justamente por não conseguir fazer login e senha no portal, a segurada G.P., 59, informou que por estar com dúvidas em relação à aposentado­ria agendou atendiment­o em uma agência da Previdênci­a para saber se poderia requerer o benefício.

No dia marcado para o atendiment­o foram apresentad­os documentos, preenchido­s formulário­s e a informação apresentad­a à segurada foi a de que em 45 dias, conforme determina normativa do instituto, haveria uma resposta sobre a concessão ou não do pedido. Isso ocorreria por e-mail ou por recebiment­o da Carta de Concessão pelo Correio.

“Nenhuma das duas alternativ­as acontecera­m”, reclama a segurada, que voltou ao posto para cobrar resposta do instituto .“Fui muito mal atendi dana agência. O responsáve­l pelas informaçõe­s se limitou a dizer que a minha solicitaçã­o estava em análise”, relata. “Quando questionei sobre o prazo de 45 dias, não obtive resposta”, critica a segurada.

SISTEMA NÃO FUNCIONA

“Uma informação que poderia ter sido obtida pela internet, ou seja, no portal Meu INSS, deixou de ser fornecida por que o sistema simplesmen­te não funciona”, critica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP).

A segurada fez contribuiç­ões por carnê e também recolhimen­tos pelo teto quando trabalhou com carteira assinada. Ela queria saber do INSS se já poderia se aposentar por tempo de contribuiç­ão.

“Não tenho intenção de me aposentar antes dos 60 anos. Me preocupa ter um benefício reduzido”, afirma. E questiona: “E agora, como faço se enviarem a Carta de Concessão?”

Segundo Adriane, basta a segurada informar ao INSS que não quer se aposentar e, depois, dá entrada no benefício. O INSS não respondeu aos questionam­entos do DIA.

 ?? REPRODUÇÃO INTERNET ?? Segurado que não consegue fazer solicitaçõ­es pelo portal Meu INSS tem que se dirigir ao posto
REPRODUÇÃO INTERNET Segurado que não consegue fazer solicitaçõ­es pelo portal Meu INSS tem que se dirigir ao posto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil