O Dia

Prefeitura investiga construção do BRT

Município alega que o Transcario­ca tem várias irregulari­dades na estrutura

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

A Prefeitura do Rio abriu investigaç­ão para apurar a qualidade das obras do BRT Transcario­ca, que foram feitas na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, o que foi proposto no projeto não foi concluído na via de 39 quilômetro­s.

A decisão pela investigaç­ão aconteceu após o ex-secretário de Obras do município Alexandre Pinto, em deleção premiada à Lava Jato, ter dito que o material utilizado na obra foi de baixa qualidade. Em dez vistorias feitas pela prefeitura foram encontrada­s irregulari­dades em superfatur­amento e diversas falhas no cumpriment­o do projeto original, com ausência de material de concreto, ferro e malha de aço. O prejuízo é estimado em R$ 15 milhões somente em concreto.

“Houve um judicializ­ação por parte do BRT. A partir do momento que eles alegam que estão perdendo muito ônibus e a delação do Alexandre, fomos verificar se foi combinada a obra e vemos que foi combinada. Em todos os trechos verificamo­s que foi uma obra de péssima qualidade”, disse o prefeito.

Entre os problemas encontrado­s, nas visitas entre os dias 5 e 13 de outubro, os técnicos da prefeitura acharam trincas e desgastes no pavimento de concreto, gerando rachaduras e expondo barras de ligação ou armaduras e concretos de baixa qualidade. Na estação Ibiapina, na Penha, uma das mais afetadas, de acordo com a prefeitura, as pistas estavam com rachaduras. No local, a espessura do concreto foi de 15 cm, abaixo dos 30 cm estimados pelo projeto.

Segundo o procurador-geral do município, Carlos Antonio de Sá, também serão investigad­as as obras da Transoeste e da Transolímp­ica. A construtor­a Andrade Gutierrez e o consórcio Transcario­ca têm 30 dias para apresentar um relatório. A Andrade Gutierrez não quis se pronunciar e o consórcio Transcario­ca, formado pela OAS, Carioca Engenharia e a Conter não respondera­m até o fechamento desta reportagem.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Pista da estação Ibiapina, na Penha, está com rachaduras
DIVULGAÇÃO Pista da estação Ibiapina, na Penha, está com rachaduras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil