O Dia

MORO VIRA MINISTRO DE BOLSONARO

Magistrado da Lava Jato vai comandar pasta com órgãos que hoje estão distribuíd­os em 4 ministério­s

-

Juiz da Lava Jato foi à casa do presidente eleito e aceitou o convite para integrar o governo. Pasta reunirá ministério­s da Justiça, Segurança Pública e Transparên­cia, além de outros órgãos.

Jair Bolsonaro ganhou um reforço de peso para seu governo. O juiz federal Sérgio Moro, que se tornou popular por sua atuação à frente da Operação Lava Jato, aceitou ocupar um Ministério da Justiça vitaminado na nova gestão. Sob a guarda do ministro, que deixará a magistratu­ra até o fim do ano, ficarão também órgãos hoje abrigados nas pastas da Segurança e da Transparên­cia, Fiscalizaç­ão e Controlado­ria-Geral da União.

A proposta é que Moro tenha carta branca para atuar contra a corrupção e o crime organizado. Segundo Bolsonaro, em entrevista em sua casa, na Barra, na qual jornais impressos foram barrados, as facções organizada­s são a origem da maior parte da violência no país e é preciso rastrear o dinheiro, daí a importânci­a de determinad­as áreas do governo estarem sob responsabi­lidade da Justiça.

“No meu entender, quem ganha não é o governo Jair Bolsonaro, mas o Brasil com essa agenda. É um nome de peso e que por si só demonstrou ao povo brasileiro que é possível, sim, combater a corrupção”, disse o futuro presidente. Moro, a partir da semana que vem, começará a “tomar pé da situação como um todo”. Segundo o presidente eleito, o convite foi aceito com entusiasmo pelo juiz. “Eu o vi como se fosse jovem universitá­rio recebendo seu diploma. Ele está com muita vontade de levar adiante sua agenda. Moro está imbuído em servir à pátria e tenho certeza de que o povo brasileiro vai admirá-lo mais ainda”.

Em nota, o juiz da Lava Jato disse que sua ida para o

A proposta é que Moro tenha carta branca para atuar contra a corrupção e o crime organizado

É um nome de peso e que por si só demonstrou ao povo brasileiro que é possível, sim, combater a corrupção” JAIR BOLSONARO, presidente

Mudanças reais podem afinal ser esperadas no âmbito da Justiça e da Segurança Pública”

NOTA DE SINDICATOS DE DELEGADOS DE SÃO PAULO

“Ao aceitar convite para ser ministro de Bolsonaro, parcialida­de e intenções políticas de juiz ficam ainda mais claras

NOTA DO PT

“Máxima dos políticos sêniores: nunca nomeie quem você não pode demitir”

CESAR MAIA, vereador

ministério, “na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocesso­s por um bem maior”.

Bolsonaro disse que, na conversa em que Moro aceitou participar do governo, o juiz da Lava Jato pediu “ampla liberdade” de atuação e foi atendido em 100% das demandas. O juiz, que terá que deixar a magistratu­ra após 22 anos para ocupar o cargo de ministro, deverá agora entrar de férias da Justiça.

Após ocupar a pasta da Justiça no gabinete de Bolsonaro, Moro, caso não se veja tentado por uma candidatur­a à presidênci­a da República, deve ir para uma das duas próximas vagas que se abrirão no Supremo Tribunal Federal por aposentado­ria, em 2020 e 2021.

O futuro ministro do Gabinete Civil, Onyx Lorenzoni, contou que as conversas com Moro tiveram início na semana passada - ou seja, antes mesmo do segundo turno da eleição. Na semana anteiror ao primeiro turno, o juiz tornou públicos trechos da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, com fortes acusações contra o ex -presidente Lula.

 ?? MAURO PIMENTEL / AFP ??
MAURO PIMENTEL / AFP
 ?? MAURO PIMENTEL / AFP ?? Vindo de Curitiba, Moro chega à casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, onde, em uma hora, acertou sua entrada no próximo governo
MAURO PIMENTEL / AFP Vindo de Curitiba, Moro chega à casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, onde, em uma hora, acertou sua entrada no próximo governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil