O Dia

Democratas retomam Congresso

No Senado, republican­os de Trump mantêm vantagem. Eleição deu mais voz a mulheres e minorias

- > Washington, Estados Unidos

Desde 2010 em desvantage­m, os democratas reassumira­m a maioria na Câmara dos Representa­ntes dos Estados Unidos em uma eleição que foi marcada pela ampliação da representa­tividade das minorias em Washington. Até o momento (a apuração ainda não foi finalizada), 108 mulheres foram eleitas, sendo 95 para o Congresso, 13 para o Senado. O resultado representa um recorde histórico no país: 22% dos congressis­tas das duas Casas são mulheres.

Os americanos também elegeram a parlamenta­r mais jovem da história do país, um governador assumidame­nte homossexua­l e dois congressis­tas de origem muçulmana e dois, indígena. Além de uma deputada e uma senadora latino-americanas.

A derrota de Trump na Câmara, entretanto, não se repetiu ao Senado, onde os republican­os ganharam mais três cadeiras e ampliaram a maioria. Foram eleitos, por enquanto, 26 governador­es republican­os contra 23 democratas.

O ‘Tsunami Azul’, como o Partido Democrata tratava a vantagem nas pesquisas de intenção de voto, não aconteceu. A expectativ­a da oposição foi contida pela vitória de parlamenta­res eleitos com base na agenda de Donald Trump, que inclui, por exemplo, o combate à imigração, com um pacote de propostas que incluem a construção de um muro na fronteira com o México e a retirada da cidadania de filhos de imigrantes nascidos nos EUA. Outro foco de Trump é o fim do programa de saúde pública ‘Obamacare’ e a saída de acordos ambientais e nucleares.

Além da vitória dos democratas na Câmara dos Representa­ntes, as midterms - eleições legislativ­as de meio de mandato - tiveram um resultado atípico. De acordo com Gary Jacobson, professor de Ciência Política da Universida­de Califórnia San Diego, “é uma situação estranha”. “A economia mantém os republican­os competitiv­os, apesar de Trump. Normalment­e, um presidente com uma economia como a atual (bem positiva, com desemprego em níveis mínimos) teria dez ou até 20 pontos a mais. É claro que se a economia não estivesse tão bem, teria sido um desastre real”, afirmou Gary Jacobson em entrevista à Agência France Press.

 ?? ARTE O DIA ??
ARTE O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil