O Dia

PREFEITURA DO RIO ANUNCIA DATA DO DÉCIMO-TERCEIRO

Primeira parte será creditada dia 23. A segunda deve sair em dezembro, mas não foi confirmada

- Paloma Savedra

Primeira parcela dos servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as será depositada no próximo dia 23. Sinalizaçã­o é de que reajuste de servidores será concedido em dezembro.

APrefeitur­a do Rio confirmou, ontem, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as do município em 23 de novembro. Apesar de o prefeito Marcelo Crivella não ter garantido quando sairá a segunda parte do abono natalino, tudo indica que será quitado em dezembro. Também no próximo mês, há sinalizaçã­o de que saia o reajuste acumulado de todo o funcionali­smo.

A espera pelo anúncio do pagamento do 13º aumentava a cada dia por parte dos servidores, e, como a Coluna informou na quinta-feira, Crivella divulgaria a data até ontem. O prefeito usou suas redes sociais para dar a notícia em vídeo gravado ao lado do secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina.

“Vocês sabem que o Rio de Janeiro atravessou a pior crise das últimas décadas na sua história. Mas com muita luta, muito sacrifício, quero agradecer a todos os funcionári­os, nós estamos superando isso”, disse Crivella.

Em sua página no Facebook, Messina acrescento­u que “a próxima luta agora será poder anunciar, após a folha de novembro (paga no início de dezembro) a segunda parcela do décimo terceiro e o reajuste acumulado”.

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, a garantia do pagamento do abono em novembro devese ao “bom desempenho das medidas estruturan­tes que foram implementa­das ao longo de 2018”. Entre elas, o programa Concilia Rio - que viabilizou o pagamento de dívidas com descontos - e as ações de combate à sonegação fiscal. Ações na área do patrimônio imobiliári­o e o protesto da dívida ativa também ajudaram a reforçar o caixa municipal.

Em relação ao reajuste, será aplicado o índice de 7,61% sobre os salários dos funcionári­os municipais em atividade, aposentado­s e pensionist­as. Como a Coluna informou em 21 de outubro, o aumento deverá vir em dezembro ou janeiro.

O orçamento de 2019, aliás, prevê R$ 1 bilhão a mais em gastos com pessoal para garantir o aumento. O percentual será correspond­ente a dois anos, tendo em vista que o município não concedeu o reajuste em 2017. Por lei, a prefeitura deverá garantir a revisão anual sempre que houver disponibil­idade de caixa para isso.

PONTO FACULTATIV­O

Crivella anunciou também que a próxima sexta, dia 16, será ponto facultativ­o.

 ?? MAÍRA COELHO ?? O prefeito Marcelo Crivella ressaltou que o município decretou ponto facultativ­o no dia 16 de novembro
MAÍRA COELHO O prefeito Marcelo Crivella ressaltou que o município decretou ponto facultativ­o no dia 16 de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil