O Dia

Witzel define os primeiros nomes do secretaria­do

E anuncia que vistoria nos veículos poderá ficar a cargo de operações como a Lei Seca

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br

Deputado federal Otavio Leite (PSDB) vai comandar a pasta do Turismo, e o ex-juiz de futebol Gutemberg de Paula será secretário de Governo. Vistoria de veículos pode passar a ser feita pela Operação Lei Seca.

O governo de Wilson Witzel (PSC) começa a tomar corpo. Ontem, o governador eleito anunciou seus dois primeiros secretário­s e, de quebra, o novo presidente do Procon. O anúncio foi feito durante coletiva na Fecomércio, no Flamengo, onde também foi apresentad­o o plano de transição.

O primeiro nome a ser oficializa­do foi o do deputado federal Otávio Leite (PSDB), que não conseguiu a reeleição. Ele vai assumir a pasta do Turismo. O ex-juiz de futebol Gutemberg de Paula Fonseca, que atuou no marketing digital das campanhas de políticos do PSL e do próprio Witzel, será o secretário de Governo. O Procon ficará sob o comando de Cássio Coelho, funcionári­o de carreira do Tribunal de Justiça do Rio.

Ao tratar das ‘negociatas’ no Detran, Witzel reafirmou que as vistorias como existem hoje serão extintas. “Vamos passar a fazer na rua. Aleatoriam­ente, vamos escolher veículos para serem vistoriado­s, como o poder de polícia permite. A circulação de veículos em má conservaçã­o deve ser fiscalizad­a pelo Estado. Podemos fazer junto com a blitz da Lei Seca”, sugeriu.

Segundo o chefe de gabinete de transição de Witzel, José Luiz Cardoso Zamith, o cronograma de trabalho prevê que até o dia 22 de novembro, o governador Luiz Fernando Pezão apresente relatório com a situação de todas as secretaria­s. Até o dia 30, o novo secretaria­do de Witzel expõe a análise do material recebido. No dia 28 de dezembro, três dias antes da posse, Witzel deve apresentar seu plano de governo.

Zamith disse ainda que há projetos e metas para os primeiros 100 dias de governo, um plano de ação para o primeiro semestre e, depois, o programa de governo para os quatro anos. “A ideia é de implementa­r na gestão pública boas práticas do mercado privado, da gestão empresaria­l: uniformiza­r indicadore­s de performanc­e e governança e gerar cobrança em todas as pastas com base naquilo que o governador espera e naquilo com que se compromete­u com a população”, afirmou o chefe de gabinete.

Witzel reafirmou que não vai tolerar desvios de caráter. “Corrupto não tem espaço no meu governo”. Ele prometeu um setor de governança corporativ­a, para que haja o “máximo de transparên­cia”. Sobre o processo de transição, o futuro governador garantiu que o trabalho não será prejudicad­o pela prisão de um dos integrante­s da comissão, o secretário de Governo de Pezão, Affonso Monnerat, detido na operação Furna da Onça.

 ?? ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA ??
ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA
 ?? ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA ?? Gutemberg (óculos), que assumirá Secretaria de Governo, com Otávio Leite, futuro secretário de Turismo
ALEXANDRE BRUM / AGENCIA O DIA Gutemberg (óculos), que assumirá Secretaria de Governo, com Otávio Leite, futuro secretário de Turismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil