Pre­fei­tu­ra ga­ran­te par­ce­la do 13º e si­na­li­za re­a­jus­te

Pri­mei­ra par­te se­rá cre­di­ta­da dia 23. A se­gun­da de­ve sair em de­zem­bro, mas não foi con­fir­ma­da

O Dia - - ECONOMIA SERVIDOR - Pa­lo­ma Sa­ve­dra

AP­re­fei­tu­ra do Rio con­fir­mou, on­tem, o pa­ga­men­to da pri­mei­ra par­ce­la do dé­ci­mo ter­cei­ro sa­lá­rio dos ser­vi­do­res ati­vos, apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas do mu­ni­cí­pio em 23 de no­vem­bro. Ape­sar de o pre­fei­to Mar­ce­lo Cri­vel­la não ter ga­ran­ti­do quan­do sai­rá a se­gun­da par­te do abo­no na­ta­li­no, tu­do in­di­ca que se­rá qui­ta­do em de­zem­bro. Tam­bém no pró­xi­mo mês, há si­na­li­za­ção de que saia o re­a­jus­te acu­mu­la­do de to­do o fun­ci­o­na­lis­mo.

A es­pe­ra pe­lo anún­cio do pa­ga­men­to do 13º au­men­ta­va a ca­da dia por par­te dos ser­vi­do­res, e, co­mo a Co­lu­na in­for­mou na quin­ta-fei­ra, Cri­vel­la di­vul­ga­ria a da­ta até on­tem. O pre­fei­to usou su­as re­des so­ci­ais pa­ra dar a no­tí­cia em ví­deo gra­va­do ao la­do do se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal da Ca­sa Ci­vil, Pau­lo Mes­si­na.

“Vo­cês sa­bem que o Rio de Ja­nei­ro atra­ves­sou a pi­or cri­se das úl­ti­mas dé­ca­das na sua his­tó­ria. Mas com mui­ta lu­ta, mui­to sa­cri­fí­cio, que­ro agra­de­cer a to­dos os fun­ci­o­ná­ri­os, nós es­ta­mos su­pe­ran­do is­so”, dis­se Cri­vel­la.

Em sua pá­gi­na no Fa­ce­bo­ok, Mes­si­na acres­cen­tou que “a pró­xi­ma lu­ta ago­ra se­rá po­der anun­ci­ar, após a fo­lha de no­vem­bro (pa­ga no iní­cio de de­zem­bro) a se­gun­da par­ce­la do dé­ci­mo ter­cei­ro e o re­a­jus­te acu­mu­la­do”.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Fa­zen­da, a ga­ran­tia do pa­ga­men­to do abo­no em no­vem­bro de­ve­se ao “bom de­sem­pe­nho das me­di­das es­tru­tu­ran­tes que fo­ram im­ple­men­ta­das ao lon­go de 2018”. En­tre elas, o pro­gra­ma Con­ci­lia Rio - que vi­a­bi­li­zou o pa­ga­men­to de dí­vi­das com des­con­tos - e as ações de com­ba­te à so­ne­ga­ção fis­cal. Ações na área do pa­trimô­nio imo­bi­liá­rio e o pro­tes­to da dí­vi­da ati­va tam­bém aju­da­ram a re­for­çar o cai­xa mu­ni­ci­pal.

Em re­la­ção ao re­a­jus­te, se­rá apli­ca­do o ín­di­ce de 7,61% so­bre os sa­lá­ri­os dos fun­ci­o­ná­ri­os mu­ni­ci­pais em ati­vi­da­de, apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas. Co­mo a Co­lu­na in­for­mou em 21 de ou­tu­bro, o au­men­to de­ve­rá vir em de­zem­bro ou ja­nei­ro.

O or­ça­men­to de 2019, aliás, pre­vê R$ 1 bi­lhão a mais em gas­tos com pes­so­al pa­ra ga­ran­tir o au­men­to. O per­cen­tu­al se­rá cor­res­pon­den­te a dois anos, ten­do em vis­ta que o mu­ni­cí­pio não con­ce­deu o re­a­jus­te em 2017. Por lei, a pre­fei­tu­ra de­ve­rá ga­ran­tir a re­vi­são anu­al sem­pre que hou­ver dis­po­ni­bi­li­da­de de cai­xa pa­ra is­so.

PON­TO FA­CUL­TA­TI­VO

Cri­vel­la anun­ci­ou tam­bém que a pró­xi­ma sex­ta, dia 16, se­rá pon­to fa­cul­ta­ti­vo.

MAÍRA CO­E­LHO

O pre­fei­to Mar­ce­lo Cri­vel­la res­sal­tou que o mu­ni­cí­pio de­cre­tou pon­to fa­cul­ta­ti­vo no dia 16 de no­vem­bro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.