Ma­ni­fes­tan­tes fa­zem fes­ta com a pri­são

Pro­tes­tos ocor­re­ram em fren­te à PF e ao ba­ta­lhão da PM on­de Pe­zão es­tá pre­so. Na Alerj te­ve até bo­lo

O Dia - - RIO DE JANEIRO -

Ma­ni­fes­tan­tes co­me­mo­ra­ram a pri­são do go­ver­na­dor Luiz Fer­nan­do Pe­zão. As ce­le­bra­ções ocor­re­ram em fren­te à se­de da Po­lí­cia Fe­de­ral, na Pra­ça Mauá, na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro (Alerj), no Cen­tro, e tam­bém no Ba­ta­lhão Es­pe­ci­al Pri­si­o­nal (BEP) da Po­lí­cia Militar, em Ni­te­rói.

O Sin­di­ca­to do Ser­vi­do­res do Po­der Ju­di­ciá­rio do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro (Sind­jus­ti­ça-RJ) pro­mo­veu na tar­de de on­tem ma­ni­fes­ta­ção com bo­lo em fren­te ao pré­dio da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro (Alerj), no Cen­tro, pa­ra co­me­mo­rar a pri­são de Luiz Fer­nan­do Pe­zão. O go­ver­na­dor foi pre­so pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral no Pa­lá­cio La­ran­jei­ras, na Zo­na Sul.

Or­ga­ni­za­dor do ato, Ra­mon Car­re­ra ex­pli­cou que a pri­são de Pe­zão diz mui­to so­bre os pro­ble­mas fi­nan­cei­ros que os ser­vi­do­res pú­bli­cos do Es­ta­do do Rio so­fre­ram nos úl­ti­mos anos. “Is­so (pri­são) ex­pli­ca tu­do que acon­te­ce aqui no es­ta­do. É o en­cer­ra­men­to de um ci­clo e a gen­te acre­di­ta que, se ti­ver­mos mais in­ves­ti­ga­ções, mais gen­te se­rá pre­sa... Ele não qu­e­ria dar um abra­ço no Ca­bral? Ago­ra vai po­der”, de­sa­ba­fou, fa­zen­do alu­são à en­tre­vis­ta con­ce­di­da pe­lo go­ver­na­dor ao jor­nal O Es­ta­do de São Pau­lo, pu­bli­ca­da no dia 30 de ou­tu­bro.

“A pri­são do Pe­zão re­pre­sen­ta o que a gen­te de­nun­cia des­de 2015. Não é nor­mal os ser­vi­do­res fi­ca­rem sem di­nhei­ro pa­ra com­prar re­mé­dio. Tem mui­ta coi­sa er­ra­da. Pa­ra on­de vai o di­nhei­ro da cor­rup­ção? É on­de fal­ta di­nhei­ro pa­ra apli­car no es­ta­do. Di­fí­cil vai ser ver es­sa gra­na de vol­ta”, cri­ti­cou Ra­mon.

ALERJ SE MA­NI­FES­TA

Em no­ta, a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do do Rio (Alerj), por meio do pre­si- den­te em exer­cí­cio An­dré Ce­ci­li­a­no (PT), dis­se que “la­men­ta to­da es­sa si­tu­a­ção” e que de­fen­de to­das as in­ves­ti­ga­ções da Lava Ja­to. “Lamentável es­sa si­tu­a­ção em um mo­men­to em que so­ma­mos es­for­ços na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio pa­ra aju­dar o es­ta­do a sair da cri­se fi­nan­cei­ra. De­fen­do as in­ves­ti­ga­ções da Lava Ja­to, bem co­mo o di­rei­to à am­pla de­fe­sa dos in­ves­ti­ga­dos”, diz o tex­to.

“Va­mos con­ti­nu­ar tra­ba­lhan­do, es­pe­ci­al­men­te nes­se mo­men­to em que vo­ta­mos ques­tões im­por­tan­tes co­mo a pror­ro­ga­ção do Es­ta­do de Ca­la­mi­da­de nas fi­nan­ças, do Fun­do de Com­ba­te à Po­bre­za, os ve­tos a pro­je­tos de lei e o or­ça­men­to do ano que vem. A Alerj pros­se­gui­rá com a pau­ta de vo­ta­ções de me­di­das im­por­tan­tes pa­ra o fu­tu­ro do Rio e do po­vo flu­mi­nen­se”, con­clui o co­mu­ni­ca­do.

MÁR­CIO MERCANTE/AGÊN­CIA O DIA

Ho­mem se ves­tiu de pre­si­diá­rio e abriu cham­pa­nhe pa­ra co­me­mo­rar a pri­são de Pe­zão na por­ta da PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.